Caro visitante,

Reparámos que tem um Ad Blocker (software de bloqueio de publicidade) ativo.

A informação tem valor. O Futebol 365 disponibiliza todos os seus conteúdos de forma gratuita e de livre acesso. Os anúncios ajudam-nos a pagar a informação que consulta todos os dias. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker apenas para o Futebol 365.

Esperamos a sua compreensão.

Obrigado.
Futebol 365
Taça Portugal: Sporting-FC Porto com vista para a final, Aves mais perto do Jamor
por Manuel Resendes c/Lusa, publicado a 16-04-2018 às 13:28
FC Porto e Sporting defrontam-se na quarta-feira, num embate que decide a presença na final da Taça de Portugal de futebol, para o qual os 'dragões' partem em vantagem (1-0), tal como o Aves frente ao Caldas.

‘Dragões’ e ‘leões’ protagonizam no Estádio de Alvalade, em Lisboa, a partir das 20:30, o quinto clássico entre ambos nesta temporada, depois dos ‘nulos’ na primeira volta da I Liga e na final da Taça da Liga, que foi desempatado a favor do Sporting nas grandes penalidades (4-3), e dos dois triunfos do FC Porto em casa, um para o campeonato (2-1) e na primeira mão das meias-finais da Taça (1-0).

O FC Porto, novamente líder da I Liga, após o triunfo na visita ao Benfica (1-0), chega em vantagem na ‘corrida’ pelo ‘bilhete’ para a final, marcada para o Estádio Nacional, em Oeiras, no dia 20 de maio, graças ao golo solitário de Tiquinho Soares, no primeiro jogo, em 07 de fevereiro.

Desde então, o percurso ‘azul e branco’ sofreu três percalços, com a goleada caseira frente ao Liverpool (5-0), agora semifinalista da Liga dos Campeões, e as primeiras derrotas no campeonato, nos terrenos de Paços de Ferreira (1-0) e Belenenses (2-0).

Os ‘dragões’ procuram a sua 30.ª presença no jogo decisivo da ‘prova rainha’, que conquistaram 16 vezes, a última das quais em 2010/11, tantas quantas soma o Sporting, desde o triunfo em 2014/15, que tenta a sua 28.º participação.

Os ‘leões’ disputam a segunda parte da ‘final antecipada’ em casa, onde só perderam esta época frente ao FC Barcelona (1-0) e empataram seis vezes, com um registo bem menos regular do que os comandados de Sérgio Conceição desde o primeiro embate, somando 10 vitórias, um empate e quatro derrotas (FC Porto, Viktoria Plzen, Sporting de Braga e Atlético de Madrid).

O desgaste físico tem desfalcado a equipa de Jorge Jesus, que se tem deparado com as ausências por lesão de William Carvalho, Piccini e Mathieu, entre outros, enquanto Sérgio Conceição tem estado privado de Danilo Pereira e Corona, depois de o maliano Marega ter regressado na visita ao Benfica, no domingo.

Antes do clássico, nas Caldas da Rainha, a partir das 18:30, o primodivisionário Desportivo das Aves defende o avanço conferido pelo golo de Nildo Petrolina, na conversão de uma grande penalidade, no jogo da primeira mão, em 28 de fevereiro, na receção à formação do distrito de Leiria, do terceiro escalão nacional.

Desportivo das Aves, 16.º e antepenúltimo da I Liga, e Caldas, sexto classificado da Série D do Campeonato de Portugal, disputam pela primeira vez as ‘meias’ no Campo da Mata, que tem sido ‘talismã’ para a formação anfitriã neste percurso, que empatou 1-1 no terreno do Pêro Pinheiro, no domingo.

O Caldas tenta reeditar o feito alcançado em 2001/02 pelo Leixões, então sob o comando de Carlos Carvalhal, e tornar-se a segunda equipa abaixo do segundo escalão a chegar à final da Taça de Portugal de futebol, depois de ter sido o terceiro do terceiro escalão a atingir a antecâmara da final, após Lusitânia de Lourosa (1993/94) e Leixões. Marítimo, duas vezes, e Lusitânia dos Açores também disputaram ‘meias’, mas partiram das competições insulares.

Em casa, a formação orientada por José Vala só perdeu duas vezes esta temporada, na primeira jornada do campeonato, diante do Coruche, e, já em fevereiro, com o Fátima, em ambos os casos por 1-0, contando ainda sete empates, dois dos quais na Taça, perante Arouca e Académica (1-1), seguidos de vitórias nas grandes penalidades.

Nos quartos de final, diante do Farense, do mesmo escalão, o Caldas necessitou de prolongamento para ‘carimbar’ a passagem à antecâmara da final, com um triunfo por 3-2.

O emblema da Vila das Aves também teve trabalho ‘extra’ na receção ao Rio Ave, nos ‘quartos’, fase que superou nas grandes penalidades (5-4), depois do empate 4-4, num percurso em que foi ainda ‘carrasco’ de Vila Real (1-0), União de Leiria (3-0) e União da Madeira (5-1).

Desde a vitória na primeira mão, os comandados de José Mota venceram o Portimonense (3-0), perderam quatro vezes seguidas (Benfica, Vitória de Guimarães, Vitória de Setúbal e FC Porto) e só voltaram aos triunfos no sábado, na receção ao Feirense (1-0).

O registo do Desportivo das Aves como visitante salda-se por seis vitórias e cinco empates, das quais três triunfos e uma igualdade foram na Taça, e oito derrotas, três delas nas últimas três deslocações.

Antes do jogo da primeira mão, Desportivo das Aves e Caldas já se tinham defrontado uma vez, em dezembro de 1993, na Vila das Aves, onde os anfitriões, então na Liga de Honra, venceram o Caldas, que disputava a Zona Centro da II Divisão B, por 2-1, em jogo dos 16 avos de final da ‘prova rainha’.

Siga-nos no Facebook, no Google+ e no Twitter.
Notícias Relacionadas
Comentários
JOGOS E RESULTADOS
loading
A carregar...
F365 NO FACEBOOK
SONDAGEM
Quem gostaria de ver como presidente do Sporting?
FORA DE JOGO
Campeão nacional de ralis evolui favoravelmente nos Hospitais de Coimbra
Campeão nacional de ralis evolui favoravelmente nos Hospitais de CoimbraO estado de saúde do campeão português de ralis, Carlos Vieira, que sofreu um violento ...
Provedores pedem que RTP reduza notícias e não difunda discurso agressivo
Provedores pedem que RTP reduza notícias e não difunda discurso agressivoOs provedores do ouvinte e do telespetador da RTP defenderam que o serviço público de ...
Futebol na Televisão: Os jogos que pode ver durante esta semana
Futebol na Televisão: Os jogos que pode ver durante esta semanaConfira a lista dos jogos que poderá acompanhar em direto, durante esta semana, nos canais ...
Euromilhões: Apostador espanhol é único totalista e arrecada 17 M€
Euromilhões: Apostador espanhol é único totalista e arrecada 17 M€Um apostador cujo boletim foi registado na região de Sevilha (Espanha) foi o único vencedor ...
© 1997-2018 Futebol 365
Todos os direitos reservados