loading

Andrès Iniesta anuncia saída do Barcelona no final da época em lágrimas

O internacional espanhol Andrès Iniesta confirmou hoje que vai deixar o FC Barcelona no final da temporada, depois de ter estado ao serviço dos «blaugrana» durante 22 anos.

Andrès Iniesta anuncia saída do Barcelona no final da época em lágrimas

Em conferência de imprensa, Iniesta, que faz 34 anos em maio, anunciou que vai deixar o clube catalão ao qual chegou com 12 anos e no qual se estreou pela equipa principal há 16.

"Quero tornar pública a decisão de que esta é a minha última temporada aqui. É uma decisão muito meditada, muito pensada, a nível interno, comigo mesmo, com a minha família", disse Iniesta, visivelmente emocionado.

Numa declaração em que não conseguia conter algumas lágrimas, Iniesta lembrou que chegou ao clube com 12 anos, pelo que sabe o que "significa ser jogador desta equipa, a melhor do mundo, o que significa a exigência de jogar aqui, o que significa ser capitão deste clube".

"Portanto, sendo honesto comigo mesmo e com este clube, que me deu tudo, entendo que a minha etapa acaba este ano. Porque este clube merece o melhor de mim, como fiz até agora. Entendo que no futuro mais próximo não podia dar o melhor de mim, a nível físico e mental. Tinha pensado acabar assim, sentindo-me útil, importante, titular, com a ambição de ganhar títulos, com as sensações positivas que tive durante todo este ano", assumiu.

Iniesta referiu que este "é um dia muito difícil" e que não se perdoaria ver-se numa "situação incómoda" para si e para o clube, se não conseguisse dar o melhor.

"Dizer adeus à minha casa e à minha vida é muito difícil", disse o médio, que lembra como momento mais especial o dia da sua estreia na equipa principal, frente ao Club Brugge, na Liga dos Campeões, a 29 de outubro de 2002.

O internacional espanhol diz que esta decisão estava a ser ponderada há meses, reconhecendo que houve "dias com mais dúvidas e outros com menos".

Questionado sobre o seu futuro, Iniesta disse que deixa o 'Barça' no final da temporada, mas não revelou qual o seu destino, reforçando apenas que nunca jogaria contra o FC Barcelona, pelo que não continuará a jogar na Europa.

Há poucos dias a revista France Football pediu desculpa a Iniesta por nunca lhe ter dado uma Bola de Ouro, mas o médio garantiu que não tem "nenhuma espinha" encravada por não ter vencido prémios individuais.

Iniesta admitiu regressar ao FC Barcelona, para "tentar transmitir tudo" o que aprendeu, mas que o importante agora é garantir a conquista do título - algo que pode acontecer já no fim de semana - e fechar a sua passagem pelos 'culés' com a 'dobradinha'.

Na conferência de imprensa estiveram presentes o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, o plantel principal dos 'blaugrana' e a família do jogador.

Ao longo de 15 temporadas na equipa principal dos 'blaugrana', Iniesta venceu oito ligas espanholas, seis Taças do Rei, a última já esta temporada, sete Supertaças de Espanha, quatro Ligas dos Campeões, três Supertaças Europeias e três Mundiais de clubes.

Ao serviço da seleção espanhola, Iniesta teve a sua noite de ouro na final do Mundial de 2010, frente à Holanda, quando marcou o golo que deu um título inédito à Espanha.

Iniesta esteve também nas conquistas dos Europeus de 2018 e 2012, além de ter conquistado o Europeu de sub-19 em 2002.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?