loading

TAS diz que Valcke usou posição na FIFA para fretar jatos em proveito pessoal

O ex-secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, suspenso 10 anos por corrupção, usou regularmente jatos particulares em nome do organismo para proveito próprio e da família, segundo as conclusões reveladas hoje pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

TAS diz que Valcke usou posição na FIFA para fretar jatos em proveito pessoal

Envolvido num processo de revenda de ingressos para o Mundial2014, no Brasil, Jérôme Valcke foi suspenso por 12 anos pela comissão de ética da FIFA, mas esta sentença foi reduzida para 10 anos após a apreciação do recurso pelo TAS em 27 de julho.

De acordo com as conclusões do TAS, entre janeiro de 2011 e setembro de 2013, os voos de jatos particulares fretados por executivos da FIFA custaram cerca de 10 milhões de euros, tendo Valcke sido responsável por uma grande parte deles.

Durante o seu mandato como secretário-geral, Valcke “fez quatro viagens que não faziam parte da política de viagens da FIFA, já que o uso de jatos particulares não atendia aos requisitos de segurança ou redução de custos, e porque estava acompanhado por membros de sua família às custas da FIFA", refere o TAS.

Valcke, de 57 anos, antigo braço direito do ex-presidente Joseph Blatter, igualmente suspenso de toda a atividade ligada ao futebol por corrupção, tirou também partido da sua posição para ajudar o filho a obter contratos lucrativos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?