loading

Europeu 2008: «Há grande pressão, mas temos as melhores expectativas», Quaresma

O extremo Ricardo Quaresma, jogador do FC Porto, garantiu hoje que a selecção portuguesa de futebol parte com as “melhores expectativas” para a fase final do Euro2008, mesmo sabendo que existe uma “grande pressão” sobre a equipa.

“Partimos para este Europeu com as melhores expectativas, apesar de haver uma grande pressão sobre nós”, afirmou o jogador portista, uma das principais figuras da edição 2007/2008 da Liga portuguesa de futebol.

Quaresma, que vai disputar a sua primeira fase final, depois de ter sido preterido para o Mundial2006 – Luiz Felipe Scolari optou por Luís Boa Morte -, não quer, porém, traçar metas: “vamos trabalhar bem para conseguirmos atingir os nossos objectivos. Quais são? chegar o mais longe possível”.

Quanto ao “onze”, o extremo do FC Porto tem grande concorrência, face à presente entre os 23 eleitos de Cristiano Ronaldo, Simão e Nani: “trabalho sempre para ser titular, mas sei que no meu lugar há excelentes jogadores”.

“Estou um pouco cansado, já que a época foi desgastante, mas terei tempo para recuperar”, finalizou Ricardo Quaresma, que tem contrato com os “dragões”, mas poderá abandonar o clube em troca de 40 milhões de euros, a sua cláusula de rescisão.

O extremo portista tem como uma das suas grandes qualidades a capacidade de passe, a arte de fazer assistências para os avançados e, na selecção, poderá voltar a fazê-las para Hélder Postiga, que em Janeiro transitou do FC Porto para o Panathinaikos.

“Portugal está muito bem servido de avançados, já que a selecção sempre fez golos. Estou bem fisicamente e, com o Nuno (Gomes) e com o Hugo (Almeida), irei trabalhar para corresponder às expectativas dos portugueses”, frisou o “grego”.

No que respeita a título, o melhor, segundo o avançado luso, é pensar nunca coisa de cada vez: “o importante, para já, é passar a primeira fase, que não será fácil, pois sabemos que todas as equipas são fortes. O primeiro jogo é sempre importante”.

Ao contrário de Quaresma e Postiga, o boavisteiro Jorge Ribeiro é estreante em fases finais: “estou muito feliz. É com enorme satisfação que me junto a este grupo de 23 jogadores”.

”O que prometo é trabalhar para ser titular, seja na defesa ou no meio-campo. Já estive na selecção, mas é natural que sinta algum nervosismo, pois é a minha primeira presença numa fase final”, afirmou Jorge Ribeiro, que não quis comentar a ausência do irmão Maniche.

Entre os estreantes, está também o avançado Hugo Almeida: “a selecção é jovem, mas composta por grandes valores mundiais, como o Cristiano Ronaldo, que é seguramente o melhor do Mundo”.

“Sinto-me bem fisicamente e feliz por estar aqui”, afirmou o avançado do Werder Bremen, prometendo: “vamos fazer tudo para chegar o mais longe possível. Sabemos que temos valor, mas as outras selecções também perseguem objectivos”.

A selecção portuguesa de futebol iniciou hoje um estágio de 13 dias em Viseu, que terminará a 31 de Maio, com a realização do último jogo de preparação, frente à Geórgia.

No dia seguinte, a comitiva lusa ruma a Neuchatel, o “quartel-general” na Suíça, onde Portugal cumpre os três jogos na fase inicial, frente à Turquia (07 de Junho, em Genebra), à República Checa (11, em Genebra) e à selecção anfitriã (15, em Basileia).

Dos 23 eleitos, 18 concentraram-se hoje, enquanto Pepe (Real Madrid) apenas chega na noite de quarta-feira, numa altura em que Cristiano Ronaldo e Nani (Manchester United) deverão estar a defrontar Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira (Chelsea) - só integram o estágio sexta-feira - na final da Liga dos Campeões, em Moscovo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?