loading

LC: Real e City medem forças no Bernabéu, AC Milan e Inter 'disputam' Milão

Real Madrid, detentor do título, e Manchester City, ‘sedento’ do troféu, começam terça-feira a ‘lutar’ por um lugar na final da Liga dos Campeões de futebol, com a ‘batalha’ de Milão a acontecer no dia seguinte, em San Siro.

LC: Real e City medem forças no Bernabéu, AC Milan e Inter 'disputam' Milão

Na primeira mão das meias-finais, o Real Madrid, ‘dono e senhor’ da mais importante competição europeia de clubes, recebe no Santiago Bernabéu o ‘milionário’ Manchester City, que anda há mais de uma década a ‘sonhar’ com o tão ambicionado troféu, nas últimas sete épocas com Pep Guardiola no comando.

Esta será uma reedição da meia-final da época passada, que começou em Manchester, com um triunfo dos ingleses(4-3), antes de os espanhóis darem a volta à eliminatória em Madrid e ‘carimbarem’ a passagem à decisão, graças a um triunfo por 3-1, no prolongamento.

O jogo na capital espanhola junta dois dos principais candidatos ao título, enquanto, em Milão, AC Milan, que joga primeiro em ‘casa’, e Inter, ‘carrasco’ de FC Porto e Benfica, têm primeiro de ‘conquistar’ a cidade, a partir de quarta-feira, para depois seguirem para Istambul, na final que está agendada para 10 de junho.

Na ‘ressaca’ da conquista da Taça do Rei de Espanha, a 20.ª da sua história, e já sem possibilidade de renovar o título da La Liga, o Real Madrid recebe o Manchester City, de Rúben Dias e Bernardo Silva, formação em grande forma e que chega a esta fase ainda com possibilidade de conquistar tudo e de fazer um temporada 'épica'.

Além da ‘Champions’, que seria a sua primeira de sempre, o emblema inglês parece ter tudo para ser tricampeão da Premier League e terá ainda possibilidade de levantar a Taça de Inglaterra, num duelo que promete ser ‘escaldante’ com o eterno rival Manchester United, no mítico Estádio de Wembley.

No Santiago Bernabéu, vão estar dois dos emblemas ‘crónicos’ a vencer a Liga dos Campeões nos últimos anos, embora com credenciais bem diferentes.

Atual detentor e recordista da prova, com 14, o Real tem a história do seu lado, enquanto o Manchester City apareceu nestas ‘andanças’ há pouco mais de uma década devido ao investimento milionário de que foi alvo.

Mesmo assim, o melhor que os ‘citizens’ alcançaram foi uma final, a sua primeira de sempre, em 2020/21, no Porto, em que acabaram derrotados pelo Chelsea (1-0).

Guardiola, que já conquistou a ‘Champions’ duas vezes com o FC Barcelona, vai ter a sua sétima oportunidade de ter o estatuto de ‘deus’ entre os adeptos do Manchester City, embora desta vez tenha a preciosa ajuda do norueguês Erling Haaland.

Na sua primeira época no City, o avançado de 22 anos leva 51 golos em 46 jogos em todas as temporadas e, recentemente, bateu o recorde de golos numa temporada na Premier League, que durava há quase três décadas, alcançando os 35.

Na ‘Champions’, Haaland leva 12 golos, incluindo cinco num único jogo perante o Leipzig, e tem ainda possibilidade de igualar ou até ultrapassar os 17 de Cristiano Ronaldo, recorde alcançado pelo avançado luso em 2013/14, ao serviço do Real Madrid, e que ainda persiste.

Na quarta-feira, em San Siro, AC Milan e Inter vão tentar ficar mais perto da final de Istambul, já com a certeza de que Itália, depois de 2016/17, vai voltar a ter uma equipa no maior jogo da temporada do futebol europeu, na altura com a Juventus, e que Milão terá igualmente presença, algo que já não sucedia desde 2010.

Sete vezes campeão europeu, a última em 2007, o AC Milan está de regresso à ribalta europeia e muito com a ajuda do português Rafael Leão, jogador que foi determinante nos quartos de final com o Nápoles, mas que neste último fim de semana fez ‘soar’ o alarme.

O internacional luso saiu lesionado ainda bem cedo do jogo com a Lazio (2-0), para a Serie A, e poderá estar em dúvida para a primeira mão das meia-final.

Por seu lado, o Inter vai tentar repetir a presença de 2010, quando conquistou a ‘Champions’ em Madrid, no Bernabéu, com José Mourinho (2-0 ao Bayern Munique).

O emblema italiano, que tem três títulos, ‘varreu’ a presença portuguesa na presente edição da competição, primeiro eliminando o FC Porto, nos oitavos de final, e depois o Benfica nos ‘quartos’.

Os jogos da segunda mão das meias-finais estão agendados para 16 e 17 de maio.

Programa da jornada

Terça-feira, 9 de Maio de 2023
Real Madrid - Man City, 1 - 1

Quarta-feira, 10 de Maio de 2023
Milan - Inter, 0 - 2

Terça-feira, 16 de Maio de 2023
Inter - Milan, 1 - 0

Quarta-feira, 17 de Maio de 2023
Man City - Real Madrid, 4 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?