loading

"Benfica e Sporting também se queixam dos árbitros mas não me lembro destes comportamentos"

O FC Porto está a enfrentar um período de adversidades, com o recente revés contra o Estoril a complicar as suas aspirações de conquistar o título nacional e garantir um lugar na Liga dos Campeões na próxima temporada.

"Benfica e Sporting também se queixam dos árbitros mas não me lembro destes comportamentos"
Liga Portugal

"O FC Porto está a dez pontos da liderança por causa dos árbitros? É mentira", assume Diogo Luís.

O Estádio António Coimbra da Mota tem sido um terreno desafiante para os portistas, que sofreram não só uma derrota crucial no campeonato, mas também foram eliminados da Taça da Liga pelo mesmo adversário.

Apesar de uma vitória posterior na Taça de Portugal frente ao Estoril, o FC Porto não conseguiu evitar uma nova derrota no campeonato contra a equipa da linha.

O confronto foi marcado por momentos de intensidade e controvérsia na arbitragem, levando o presidente do clube, Pinto da Costa, a tecer duras críticas à atuação dos árbitros.

O comportamento dos jogadores e da estrutura técnica do FC Porto no final do jogo contra o Estoril também está a gerar debate e questionamento sobre a postura dos dragões quando enfrentam resultados adversos.

"Isto não é de agora. A gente via isto nos anos 80"

Neste sentido, Diogo Luís, antigo jogador português, expressou a sua preocupação com a maneira como o clube azul e branco reage perante as derrotas, sugerindo que a responsabilidade não deve ser atribuída unicamente à arbitragem.

"O FC Porto está a dez pontos da liderança, não está a um ponto. O que nos querem passar é que o FC Porto está a dez pontos da liderança por causa dos árbitros? É mentira", começou por dizer o agora comentador desportivo, em declarações na CNN Portugal.

O ex-lateral do Benfica apresentou de seguida uma lista de jogos nesta época em que o FC Porto perdeu pontos, ressaltando que nem sempre a culpa recai sobre os árbitros.

"Perdeu na Supertaça Cândido de Oliveira com o Benfica e não foram os árbitros. Empatou com o Arouca em casa e empatou com um golo aos 90+18' e não foram os árbitros. Perdeu 1-0 com o Benfica fora e não foram os árbitros. Não foram os árbitros que expulsaram o Fábio Cardoso. Cardoso derrubou David Neres quando ia direito à baliza. Foi bem expulso", observou, citado pelo jornal 'Bancada.pt'.

"Contra o Estoril perdeu em casa 0-1. Não foram os árbitros. Contra o Estoril na Taça da Liga perdeu 3-1 e não foram os árbitros. Contra o Sporting foi 2-0 e Pepe foi expulso e foi uma expulsão merecida pelo comportamento que ele teve dentro do relvado. Contra o Boavista foi 1-1 e aí o FC Porto até se pode queixar de um possível penálti. Eu até assumo isso. Contra o Rio Ave 0-0 e não houve nenhum lance", prosseguiu Diogo Luís.

O ex-jogador português salientou também o comportamento dos jogadores durante o jogo contra o Estoril, onde algumas atitudes em relação à arbitragem foram criticadas, incluindo gestos irónicos e palavras acesas, evidenciadas no momento da expulsão de Francisco Conceição.

"Eu tenho a certeza de que o Francisco Conceição na Europa não tem estes comportamentos. Se o Francisco Conceição for para Inglaterra não vai ter o comportamento que teve. Ele teve sorte em ser expulso no segundo amarelo e não ter sido no primeiro. Porque no primeiro amarelo a forma como ele falou para o árbitro não é uma forma normal", criticou o comentador.

A atitude do FC Porto em relação aos árbitros nos jogos nacionais, segundo Diogo Luís, reflete uma mentalidade enraizada no clube ao longo dos anos.

"Isto não é de agora. A gente via isto na década de 80. Será que estamos a andar outra vez para trás para a década de 80 onde os árbitros fugiam à frente dos jogadores do FC Porto que os pressionavam? É isto que queremos andar para trás?"

No entanto, Diogo Luís observa que esta postura contrasta com a dos seus rivais, Benfica e Sporting, que apesar das queixas também não adotam comportamentos semelhantes no final dos jogos.

"O Benfica e o Sporting também se queixam dos árbitros mas eu não me lembro de um jogo em que o Benfica e o Sporting no final do jogo tivessem este tipo de comportamentos. Se tiverem, eu também vou criticar", acrescentou o comentador da CNN.

Diogo Luís conclui que o FC Porto não pode atribuir exclusivamente às arbitragens a responsabilidade pelos pontos perdidos em Portugal, sublinhando a necessidade de o clube azul e branco assumir uma postura mais construtiva e responsável perante os resultados desfavoráveis.

"O FC Porto está a assumir que está a dez pontos por uma coisa que não controla que são os árbitros. Aquilo que o FC Porto pode controlar e pode melhorar não interessa. E os adeptos aceitam isto", criticou.

"A conclusão que eu tiro é que o FC Porto não pode perder pontos em Portugal. Porque se o FC Porto perder pontos em Portugal a culpa é dos árbitros e é isso que eu acho que está errado", rematou Diogo Luís.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?