loading

Bwin Cup: Benfica e Paços Ferreira disputam quarta final da competição

A Taça da Liga de futebol, a mais recente prova do calendário nacional, tem hoje a quarta final desde a sua criação, com Benfica e Paços de Ferreira a tentar levar para as suas vitrinas o troféu.

Bwin Cup: Benfica e Paços Ferreira disputam quarta final da competição

Três dias depois do traumático afastamento da Taça de Portugal, nas meias finais com o FC Porto ([ficha]id=174&comp=TacaPortugal&epoca=2010-2011">1-3 em casa, após o triunfo [ficha]id=173&comp=TacaPortugal&epoca=2010-2011">fora por 2-0), o Benfica joga uma final que pode servir para se redimir de ter falhado o Jamor.

Com a [ficha]id=1&comp=supertaca&epoca=2009-2010">derrota na Supertaça, o afastamento da Taça de Portugal e o “adeus” à revalidação do título, os “encarnados” centram as suas forças na Liga Europa, na qual defrontam o Sporting de Braga na meia final, mas, para já, podem garantir que não ficarão em “branco” em 2010/2011.

Em Coimbra, o Benfica vai tentar somar o terceiro sucesso consecutivo na prova, em quatro edições, depois de vitórias face aos outros “grandes”, o Sporting (1-1, 3-2 na “lotaria”), em 2008/2009, e o FC Porto (3-0), a época passada.

Contando já com o título virtual do FC Porto na Liga portuguesa, o Benfica (68 títulos) e FC Porto (67) estão quase iguais em número de títulos. Diferença é a Taça Latina...

Ao atingir a final, o Paços de Ferreira, que afastou Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, conseguiu um dos maiores feitos da sua história, ao nível da qualificação para a Taça UEFA de 2007/2008 e para a final da Taça de Portugal de 2008/09, que valeu o acesso à Liga Europa de 2009/10.

Os “castores” poderão ganhar o seu primeiro grande troféu a nível nacional, algo que apenas estiveram perto de alcançar no Jamor, quando perderam a final da Taça para o FC Porto (1-0).

Por ter estado na final da Taça, face ao campeão nacional, o Paços de Ferreira teve a hipótese de vencer novo troféu, mas voltou a ser derrotado pelos “dragões”, por 2-0, na Supertaça.

No seu currículo, o Paços de Ferreira tem apenas três títulos da Liga de Honra, em 1990/91, 1999/2000 e 2004/05, temporada em que os “castores” estiveram pela última vez no segundo escalão.

Benfica é o suspeito do costume

Só o Vitória de Setúbal, vencedores da edição de estreia, evita o pleno dos “encarnados” na competição.

Em 2007/08, numa final entre [ficha]id=39&comp=TacaLiga&epoca=2007-2008">Sporting e Vitória de Setúbal a festa foi sadina, com a equipa, então treinada por Carlos Carvalhal, a vencer os “leões”, de Paulo Bento, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade (3-2).

O jogo terminou com um nulo no marcador e na decisão nos “11 metros” Polga, Liedson e Izmailov foram incapazes de bater o guarda-redes internacional português Eduardo, uma das figuras da final.

Na edição de estreia, os “candidatos” FC Porto e Benfica foram eliminados cedo. Os “dragões” logo [ficha]id=17&comp=TacaLiga&epoca=2007-2008">na primeira eliminatória, com o secundário CD Fátima, e as “águias” também em [ficha]id=32&comp=TacaLiga&epoca=2007-2008">ronda a eliminar, com o Vitória de Setúbal.

No ano seguinte os “leões” voltaram a estar na final e novamente [ficha]id=55&comp=TacaLiga&epoca=2008-2009">caíram nas grandes penalidades, mas desta feita frente ao “rival” Benfica e num jogo polémico, devido a uma má decisão do árbitro Lucílio Baptista.

O Sporting chegou à vantagem no marcador, com um golo de Bruno Pereirinha, aos 48 minutos, mas uma grande penalidade mal assinalada permitiu ao Benfica empatar, por Reyes, aos 75.

A equipa de arbitragem considerou falta de Pedro Silva por alegada mão na bola, quando o defesa brasileiro tinha tocado com o peito, motivando muitos protestos e a “ira” do jogador, que no final atiraria a medalha de “consolação” para o relvado.

Em 2009/10, antes de se sagrar campeão nacional, o Benfica ganhou o seu segundo troféu na prova, conseguindo um “domínio total” na [ficha]id=57&comp=TacaLiga&epoca=2009-2010">vitória por 3-0 com o FC Porto, selada com os golos de Ruben Amorim, aos 10 minutos, Carlos Martins, aos 45, e Cardozo, aos 90+2.

A Taça da Liga, que sofreu já várias alterações no seu formato competitivo, vai ser decidida no Estádio Cidade de Coimbra, que substitui o Estádio do Algarve, que assistiu a incidentes antes da última final, entre “dragões” e “águias”.

No jogo de sábado, agendado para as 20:45, o Benfica procura manter o pleno de vitórias nas finais da prova, enquanto o Paços de Ferreira vai tentar pela terceira vez na sua história levantar uma “taça”, depois das derrotas frente ao FC Porto, na final da Taça de Portugal e na Supertaça de 2008/09.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?