loading

CAN2012: Angola vence na Guiné-Bissau por 2-0 e qualifica-se

A seleção de futebol de Angola bateu hoje a sua congénere da Guiné-Bissau por 2-0 e apurou-se automaticamente para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN2012), também face empate registado na outra partida do grupo J.

CAN2012: Angola vence na Guiné-Bissau por 2-0 e qualifica-se

Os golos da turma angolana foram marcados por Manucho, aos sete minutos, e por Mateus, aos 70, num um jogo disputado no Estádio Lino Correia, em Bissau, perante cerca de três mil espetadores.

A vitória de Angola não sofre qualquer contestação na medida em que os “Palancas Negras” mostraram ser uma seleção mais madura e consistente durante os 90 minutos do jogo.

Enquanto a Guiné-Bissau tentava as combinações ainda no seu meio-campo, com a coordenação de Almamy Moreira, antigo avançado do Boavista, e as arrancadas dos alas Sami (Marítimo) e Ivanildo (Olhanense), Angola limitava-se a explorar os erros da turma guineense.

Foi nessa exploração do erro da Guiné-Bissau que, aos sete minutos, numa bola parada mal rechaçada pela defensiva guineense, o avançado Manucho marcou o primeiro golo de Angola, a passe do portista Djalma.

O selecionador guineense, o português Luís Norton de Matos, ainda tentou retificar o rumo dos acontecimentos tirando o trinco Eridson (Paços de Ferreira) e fazendo entrar o avançado Nichy, mas, mesmo assim, Angola continuou a controlar, embora a partir do seu meio-campo.

Na segunda parte, Norton de Matos arriscou mais, fazendo entrar mais dois homens de ataque (Luciano e Abdul), ao que o selecionador angolano, Lito Vidigal, respondeu com a entrada do experiente Gilberto para pausar mais o jogo, o que acabou por resultar na obtenção do segundo tento dos “Palancas Negras”, marcado por Mateus, aos 70 minutos.

Mais uma vez, o golo de Angola resultou de um erro do defesa Edson (Beira Mar), o qual praticamente, entregou a bola a Manucho, que se limitou a endossa-la a Mateus, que, na pequena área do desamparado Jonas Mendes (Beira Mar), encostou-a para o golo.

Apesar de alguma dureza em alguns lances, o árbitro da partida, da Tunísia, não mostrou qualquer cartão.

Com esta vitória em Bissau e mercê do empate entre o Quénia e Uganda, a zero, Angola apurou-se diretamente para a fase final do CAN2012, que se disputa no Gabão e na Guiné Equatorial.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?