loading

Madaíl vai coordernar estrutura de intercâmbio com países lusofonos

O antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) Gilberto Madaíl vai coordenar uma estrutura destinada a fomentar o intercâmbio desportivo entre Portugal e os países lusófonos, anunciou hoje o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.

“Gilberto Madaíl assumirá funções de coordenador de uma estrutura de missão destinada a fomentar o intercâmbio desportivo entre Portugal e os países da CPLP”, disse Relvas, depois de defender o papel do futebol como “veículo de cooperação no espaço lusófono”.

O governante, que falava na cerimónia de posse de Fernando Gomes como presidente da FPF, considerou que o novo cargo de Madaíl é “também uma forma de reconhecimento público por parte do governo a quem presidiu à FPF durante 15 anos”.

No dia em que deixou o cargo que ocupou durante uma década e meia, Gilberto Madaíl viu a Assembleia-Geral aprovar um voto de louvor à sua Direção e recebeu do representante da UEFA um incentivo para aceitar a missão de embaixador do futebol.

No discurso de posse, Fernando Gomes falou do seu antecessor como “um homem determinado , que se bateu por causas, defendeu o futebol e elevou as seleções nacionais a um patamar único de excelência”.

Fernando Gomes garantiu que a sua primeira ação como presidente será a de iniciar os procedimentos para que Madaíl “receba o mais que merecido título de presidente honorário da FPF”.

Antes da cerimónia, que decorreu numa unidade hoteleira de Lisboa, Madaíl admitiu que deixava o cargo “com alguma nostalgia” e referiu, em tom de brincadeira, que todos os seus cabelos brancos se devem ao futebol.

O ex-presidente admitiu que a sua “maior mágoa” foi “perder a final do Euro2004”, mostrando-se feliz com o segundo lugar no recente Mundial de sub-20 e acrescentou que, apesar de sair da FPF, vai manter o cargo que desempenha na UEFA até 2013.

Fernando Gomes, que será substituído na liderança da Liga Portuguesa de Futebol Profissional por Andreia Couto, venceu a 10 de dezembro, as eleições para a FPF, nas quais concorreu contra Carlos Marta.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?