loading

Atletismo-S. Silvestre: Lisboa e Amadora dividem tarde de sábado

As corridas de S. Silvestre da Amadora e de Lisboa coincidem pela primeira vez no mesmo dia, no sábado, com a generalidade dos melhores atletas portugueses a repartir-se pelas duas provas, separadas por apenas duas horas.

Atletismo-S. Silvestre: Lisboa e Amadora dividem tarde de sábado

Na Amadora, corre-se no último dia do ano, e em Lisboa no último sábado, pelo que neste final de 2011 há coincidência, com reflexo na qualidade dos participantes de elite, que só com grande esforço conseguiriam disputar as duas provas.

A competição de Lisboa, em quarta edição, faz gala de não apostar em estrangeiros, mas a da Amadora - a mais antiga das corridas portuguesas de fim-de-ano - costumava trazer vários bons atletas africanos e de leste, uma estratégia este ano mais ''esbatida'', por cortes orçamentais.

Em Lisboa, Hermano Ferreira defende o título, tal como o queniano Nicolas Korir, na Amadora. Aí, a grande ausente é a campeã do ano passado, Sara Moreira, suspensa por doping, ao passo que em Lisboa não estará Jéssica Augusto, por opção do seu calendário competivo.

Rui Silva alinha em Madrid (Vallecas) e Rui Pedro Silva vai à mítica prova de São Paulo, esperando-se os restantes melhores atletas nacionais nos dois percursos.

Ana Dulce Félix, vencedora em 2009, e Hermano Ferreira, primeiro nos dois últimos anos, são os principais favoritos da S. Silvestre de Lisboa, uma prova de 10 km com tiro de partida pelas 16:00, nos Restauradores.

Deverá ser a mais participada das corridas nacionais deste período, com cerca de quatro mil inscritos. Com partida e chegada nos Restauradores, será disputada numa só volta, com passagens pelo Cais do Sodré, novamente Restauradores, e ainda Saldanha, onde retornará a caminho da meta.

A prova tem como aliciante adicional uma denominada “guerra dos sexos”, já que as principais atletas partirão 2.37 minutos antes dos candidatos masculinos à vitória, precisamente o tempo que no ano passado separou os vencedores masculino e feminino (a agora ausente Jéssica Augusto).

No ano passado, a partida foi diferenciada em 2.41 e a primeira mulher conseguiu manter-se à frente, chegando cinco segundos antes do primeiro homem.

No setor feminino, para além de Dulce Félix, estarão as três melhores portuguesas sub-23 anos no recente Europeu de corta-mato, ou seja Carla Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Daniela Cunha, além de Filomena Costa, Mónica Silva e Marta Martins.

O setor masculino promete ser mais equilibrado já que, além de Hermano Ferreira, estarão à partida Tiago Costa, José Ramos, Ricardo Ribas e Luís Feiteira, Hélio Fumo e os jovens José Costa, Luís Mendes e Emanuel Rolim.

O queniano Nicolas Korir, vencedor da edição de 2010, é o maior candidato à vitória na Amadora, a mais credenciada das provas portuguesas, sendo mesmo o único estrangeiro, que parece superior aos lusos, entre os quais se destacam Manuel Damião, segundo no ano passado, e Bruno Jesus, que esteve no recente Europeu de corta-mato e foi segundo na S. Silvestre do Porto.

Em femininos, a russa Eugenia Danilova foi segunda no ano passado e terá agora a réplica das portuguesas Marisa Barros, Leonor Carneiro e Anália Rosa.

A prova começa às 18:00, com cerca de 800 concorrentes previstos, essencialmente “atletas do pelotão”, que correm apenas pelo prazer.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?