loading

Liga Zon Sagres: Sporting vence Rio Ave com golo solitário de Izmailov

Um golo de Izmailov garantiu hoje ao Sporting um triunfo em casa sobre o Rio Ave, por 1-0, em jogo da 20.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio José Alvalade.

Liga Zon Sagres: Sporting vence Rio Ave com golo solitário de Izmailov

O único tento da partida da 20.ª jornada apareceu aos 35 minutos, com o “czar” sportinguista a oferecer o terceiro triunfo consecutivo da “era” Sá Pinto - todos pela margem mínima com Liga Europa incluída - e colando os ''leões'' ao Marítimo, que, na sexta-feira, havia batido a União de Leiria.

A formação de Alvalade, que não vencia dois jogos seguido na Liga desde a 10.ª jornada, reduz para 11 pontos a desvantagem face ao líder Benfica e fica a cinco do terceiro classificado, o Sporting de Braga, que apenas entra em campo na segunda-feira para tentar consolidar a última posição de acesso à Liga dos Campeões.

Após o triunfo caseiro sobre o Legia de Varsóvia (1-0), que assegurou a presença do Sporting nos oitavos de final da Liga Europa, Ricardo Sá Pinto promoveu as entradas de Marcelo, Xandão, Elias e Diego Capel no “onze” inicial, para os lugares de Rui Patrício, Rodríguez, Carrilo e Matias Fernández.

Já do lado dos vila-condenses, que vinham de uma derrota com o Marítimo (1-3), Carlos Brito operou três alterações na equipa titular, chamando André Dias, Tarantini e Atsu para os postos de Tiago Pinto, Wires e Mendes.

Apesar do atrevimento inicial do Rio Ave, foram os “leões” a procurar chegar cedo ao golo, numa tentativa frustrada de Insúa e, depois, num corte de Jean Sony, que ficou perto de marcar na baliza errada.

Elias e Schaars eram os “patrões” do meio-campo sportinguista, sempre em busca de variações de flanco que desposicionassem o adversário, de forma a colocar os extremos em posição privilegiada para o cruzamento.

A boa réplica inicial do Rio Ave foi-se esfumando num jogo direto constante para a velocidade de Yazalde e a formação de Alvalade ia ameaçando o tento inaugural, ainda que, contra a corrente, Atsu obrigasse Marcelo a uma excelente intervenção.

Ao contrário do ganês, Izmailov não se fez de rogado e, depois de tirar três adversários do caminho, apontou à baliza de Huanderson e abriu o marcador, num lance em que o guardião brasileiro acaba por ser enganado pela trajetória da bola.

No entanto, o experiente João Tomás quase deitava um “balde de água fria” sobre os adeptos “leoninos”, após aparecer solto na área e atirar muito perto do poste antes do intervalo.

Com Van Wolfswinkel completamente ausente da partida, cabia a Capel e Izmailov dinamizarem a frente de ataque sportinguista e colocarem em “sentido” a defensiva visitante, num segundo tempo pouco fértil em ocasiões de golo.

Elias ainda tentou contrariar a tendência, num pontapé que assustou Huanderson, mas a saída de Diego Capel acabaria por entregar alguma iniciativa ao Rio Ave, que poderia ter sido aproveitada por Anselmo, a quatro minutos do fim, mas o ponta-de-lança vila-condense não teve arte para bater Marcelo.

Com os três pontos praticamente no bolso, os “leões” limitaram-se a gerir os últimos minutos, o que até lhes valeu alguns assobios por parte dos adeptos, sedentos por novo golo que evitasse qualquer percalço final.

Programa da jornada

Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012
Marítimo - U. Leiria, 1 - 0

Sábado, 25 de Fevereiro de 2012
Académica - Benfica, 0 - 0

Domingo, 26 de Fevereiro de 2012
Paços Ferreira - Nacional, 0 - 2
Olhanense - Gil Vicente, 0 - 0
Beira-Mar - V. Setúbal, 2 - 3
Sporting - Rio Ave, 1 - 0
FC Porto - Feirense, 2 - 0

Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2012
Sp. Braga - V. Guimarães, 4 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?