loading

Mundialito2012: O «calcio» de Carla Couto

Carla Couto é a jogadora que mais vezes vestiu a camisola da seleção de futebol feminino, mas precisou de duas décadas para obter um contrato profissional, mas fica emocionada quando pensa no final da carreira e sonha ainda com a fase final de uma grande competição.

Mundialito2012: O «calcio» de Carla Couto

Com 37 anos de idade no bilhete de identidade, e com 140 internacionalizações e 29 golos por Portugal no seu currículo, a avançada emigrou no final de 2011 para Itália e veste agora a camisola número ''9'' da Lazio.

''Demorei um bocadinho a adaptar-me. O futebol é um pouco diferente do nosso, é mais competitivo, mais rápido, mais físico, mas neste momento sinto-me bem. Estou a ser útil à equipa. Tenho sido sempre titular, que era um dos meus objetivos, e estou feliz'', confessou Carla Couto à agência Lusa.

Durante a sua carreira, a jogadora veterana vestiu durante longos anos a camisola da União 1.º de Dezembro, tendo tido pelo meio passagens fugazes pela China e Inglaterra, mas só agora se aventurou de corpo e alma no estrageiro.

''Não me sinto com 20 anos, mas talvez com uns 25, 26'', brincou.

''Trabalho para ser opção tanto na seleção como na Lazio e tenho trabalhado bem. Quero estar a disposição para se os técnicos precisarem de mim'', referiu.

Estreou-se pela formação das ''quinas'' a 11 de novembro do já algo longínquo ano de 1993. Contudo, o tempo não para e Carla Couto está cada vez mais perto de ter que pendurar as botas, uma decisão sempre dramática para qualquer jogadora e que já passou várias vezes pela sua mente.

''É inevitável que vou ter que terminar a carreira, mas ainda não sei quando será. Não me quero precipitar na decisão que vou tomar, mas penso nela. Estará para breve seguramente'', revelou Carla Couto.

Fica visivelmente emocionada quando aborda esse tema, mas subitamente a tristeza passa a alegria e os seus olhos quase brilham quando se imagina a disputar a fase final de uma grande competição internacional, com um Europeu ou um Mundial.

''São muitos anos ao serviço da seleção e nunca atingi esse objetivo. Vai ser agora de certeza. Será a cereja no topo do bolo e é assim que vou finalizar a minha carreira'', apontou uma sonhadora Carla Couto.

Mas Portugal terá que passar por uma tarefa bem complicada para garantir o acesso ao Euro2013. É o penúltimo classificado no seu grupo de qualificação e necessita de vencer os restantes três jogos dessa fase para ainda se manter na corrida.

''Acredito nisso, acredito que é possível'', frisou a jogadora lisboeta.

O novo selecionador nacional de futebol feminino lembrou que Carla Couto ''tem dado e continua dar um contributo bem importante para o futebol feminino'', apesar de já não ter ''a frescura de outros tempos''.

''Compensa isso com a experiência que foi adquirindo. É uma jogadora muito importante, não só no campo mas também no ambiente da equipa'', explicou António Violante.

''Enquanto for influente e mantiver capacidade futebolística, vai continuar cá'', concluiu o treinador.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?