loading

Taça da Liga: Sp. Braga procura lugar na final frente ao Gil Vicente

O Sporting de Braga, cada vez “mais grande” no futebol português, vai visitar esta quinta-feira o Gil Vicente, que nunca sequer chegou às meias-finais da Taça de Portugal, na luta pelo acesso inédito ao encontro decisivo da Taça da Liga.

Taça da Liga: Sp. Braga procura lugar na final frente ao Gil Vicente

Nas meias-finais desta quinta edição da prova, “arsenalistas” e “galos”, pelas 20:15, no Estádio Cidade de Barcelos, já vão saber se a final de 14 de abril, em Coimbra, irá ser disputada com Benfica, tricampeão da competição, ou com o campeão nacional, FC Porto, os quais se defrontam hoje no Estádio da Luz.

Três dias depois de bater o Sporting (2-0), na 23.ª ronda do campeonato, o Gil Vicente persegue o sonho de chegar à sua primeira final de uma competição nacional, uma vez que a sua melhor prestação na Taça de Portugal foi a presença nos “quartos” em 2008, além dos títulos do escalão secundário em 2011 e 1999.

Os “gilistas” encontram-se no oitavo lugar da Liga, com os mesmos 26 pontos do Nacional (nono), após o novo triunfo sobre os “leões”, os quais já tinham eliminado na fase anterior da Taça da Liga, em pleno Estádio José Alvalade (1-0).

A equipa orientada pelo técnico Paulo Alves também já aproveitou o recinto de Barcelos para impor a única derrota do FC Porto (3-1) no campeonato, na 17.ª ronda, além de empatar com o Benfica na jornada inaugural (2-2).

Contudo, os dois encontros com o Sporting de Braga, treinado por Leonardo Jardim, saldaram-se por desaires, tanto em casa (3-0, na 19.ª jornada), como na Cidade dos Arcebispos (3-1, na quarta).

Os “arsenalistas”, em nove anos de presidência de António Salvador, já conseguiram chegar à final da Liga Europa, perdida para o FC Porto (2011), ao estatuto de vice-campeão português (2010) e conquistaram a Taça Intertoto (2009).

Agora, o Sporting de Braga, também campeão da II Divisão em 1947 e em 1964, tem a oportunidade de voltar a erguer um troféu, 45 anos depois da primeira conquista: a Taça de Portugal, em 1966, diante do Vitória de Setúbal, com um só golo da autoria de Perrichon.

Com 12 vitórias seguidas no campeonato, os “braguistas” ocupam o terceiro posto, com os mesmos 55 pontos do Benfica e a um do líder, FC Porto, e tentam voltar à final de uma prova nacional como nas presenças mais recentes, embora mal sucedidas, em finais da Taça de Portugal de 1977 (FC Porto, 1-0), 1982 (Sporting, 4-0) e 1998 (FC Porto, 3-1).

O treinador do Braga vai ter de resolver as “baixas” prolongadas do brasileiro Leandro Salino, que se tinha adaptado com sucesso a defesa lateral direito, e do reforço “benfiquista”, Ruben Amorim, enquanto o seu homólogo do Gil Vicente tem quatro na lista de “tocados”: Sandro, Daniel, Pedro Moreira e Roberto.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?