loading

Justiça: Responsáveis da FIFA terão recebido subornos de milhões de dólares

O Tribunal Federal Suíço mantém bloqueada a divulgação de um documento que alegadamente contém a prova de que responsáveis da FIFA terão recebido subornos de milhões de dólares por parte da agência de marketing ISL.

Justiça: Responsáveis da FIFA terão recebido subornos de milhões de dólares

A informação foi avançada hoje pelo tribunal, com o mesmo a garantir um “efeito suspensivo” às partes que recorreram para que o documento não fosse divulgado.

De acordo com o semanário suíço Handelszeitung e a BBC os responsáveis da FIFA envolvidos no caso serão o ex-presidente João Havelange e o seu genro, Ricardo Teixeira, que renunciou recentemente aos cargos de presidente da federação brasileira e de membro do Comité Executivo do organismo mundial.

O documento em causa revela detalhes de um negócio ocorrido em maio de 2010, no qual dois responsáveis do futebol admitem ter recebido subornos nos anos 90. Os mesmos terão pago 5,5 milhões de francos suíços (4,5 milhões de euros) pelo anonimato.

Quatro organizações suíças, e nelas o jornalista Jean-François Randa, do Handelszeitung, e a BBC, tiveram acesso ao documento.

Os jornalistas procuraram saber se as partes tiveram tratamento preferencial, ao abrigo da lei suíça, e se outros responsáveis da FIFA estavam ao corrente de pagamentos ilícitos e em dezembro viram o tribunal de Zug decidir que a publicação era de interesse público.

A decisão do Tribunal Federal era esperada há largos meses, mas hoje a decisão foi num sentido suspensivo, enquanto o Supremo Tribunal Suíço estuda o caso.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, disse não poder cumprir a promessa de divulgar o “dossier” ISL enquanto não houver uma decisão do tribunal.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?