loading

Europeu Sub-19: Portugal 3-3 Espanha (comentário)

A seleção portuguesa de sub-19 empatou 3-3 com a Espanha, em jogo disputado hoje e da segunda jornada do grupo A do Euro 2012 em futebol e ficou a um ponto de atingir as meias-finais.

Não fora alguma vulnerabilidade defensiva dos portugueses, em particular pelo flanco direito, e Portugal poderia até ter ido mais longe, face a uma Espanha consistente do ponto de vista coletivo, assente numa excelente capacidade de circulação de bola e com duas individualidades de enorme talento, os avançados Gerard Deulofeu e Jesé Rodriguez, autor de um “hat-trick”.

A Espanha chegou ao golo logo aos oito minutos, por Jesé Rodriguez, avançado do Real Madrid cobiçado pelo Benfica, numa falha de marcação da defesa lusitana, sempre pelo mesmo flanco, o direito.

A reação de Portugal foi imediata e Bruma restabeleceu o empate aos 11 minutos, concluindo uma incursão de Esgaio pela direita, seguida de um passe lateral de André Martins.

Embalado por este golo, Portugal teve um período de predomínio no jogo, mas, aos 28 minutos, numa jogada puramente individual, Jesé Rodriguez deu um “nó cego” em Tiago Ferreira, “meteu o turbo” e deixou para trás Daniel Martins e bateu Rafael Veloso à saída deste da baliza.

Portugal acusou este golo, perdeu alguma ligação no seu jogo, mas não a entrega à luta, acabando por ser bafejado num lance de bola parada, aos 38 minutos. Um canto direto de Bruma, que André Gomes finalizou no coração da área, com culpas evidentes para a defesa espanhola.

Na segunda parte, a Espanha marcou logo a abrir, através do incontornável Jesé Rodriguez, num lance em que Delofeu fez “gato sapato” de Esgaio e João Cancelo junto à linha de fundo, teve mais posse de bola e controlo do jogo, gerindo a vantagem, mas Portugal nunca baixou os braços e, com as entradas de Tó Zé e Ivan Cavaleiro, ganhou mais agressividade e profundidade no ataque.

A seleção portuguesa chegou ao empate em cima dos 91 minutos, através de uma grande penalidade indiscutível sobre Esgaio, concretizada por João Mário, mas poderia tê-lo feito aos 82, na sequência de um livre direto defendido por Arrizabalaga para a frente, mas Tiago Ferreira recargou contra o corpo do guardião espanhol.

Com este empate, Portugal comanda o grupo A com quatro pontos, por ter melhor diferença entre golos marcados e sofridos do que a Espanha, que é segunda, com os mesmos pontos, seguindo-se a Grécia, com três pontos, e a Estónia sem qualquer ponto.

Os gregos golearam hoje os estónios por 4-1, e na terceira e última jornada, dia 09 de julho, discutem o apuramento para as meias-finais com Portugal, bastando aos portugueses um empate para atingir esse objetivo. A Espanha enfrenta a Estónia no mesmo dia.

No grupo B, a França venceu hoje a Croácia por 1-0 e assegurou, desde já, o apuramento para as meia-finais por ter somado duas vitórias em dois jogos, enquanto a Inglaterra, que bateu hoje a Sérvia por 2-1, vai discutir com a Croácia o direito a ocupar a outra vaga.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?