loading

Râguebi: Pienaar inspira em conferência sobre liderança no Porto

O ex-capitão da seleção de râguebi da África do Sul, François Pienaar, esteve hoje presente numa conferência sobre liderança e na qual deu a conhecer a sua história de vida e de perseverança e que levou a equipa africana à conquista da Taça do Mundo em 1995.

Râguebi: Pienaar inspira em conferência sobre liderança no Porto

Numa sessão organizada pela Porto Business School, François Pienaar, cuja jornada de liderança inspirou Clint Eastwood para o filme Invictus, de 2009, abordou o tema ''The Courage to Lead'' [A Coragem para Liderar] e explicou todo o processo que resultou na conquista do título mundial em plena África do Sul.

Pienaar era o capitão da seleção em 1995 e recebeu a Taça Webb Ellis das mãos do presidente Nelson Mandela. No discurso que se sucedeu, Pienaar disse que a equipa tinha ganho o troféu não só para os 60.000 adeptos presentes no Ellis Park, em Joanesburgo, mas para 43 milhões de sul-africanos.

Nomeado então Newsmaker of the Year na África do Sul, Pienaar é considerado um dos oradores mais inspiradores do mundo e afirmou que «Portugal está abençoado com alguns líderes de exceção».

«No desporto é impossível não destacar Cristiano Ronaldo, José Mourinho e até mesmo o jovem André Vilas-Boas. Temos muitas lições que podemos aprender com todos eles», disse François Pienaar, que além se ter destacado como atleta, é advogado e embaixador pelos desportos multirraciais e pelos direitos civis.

Pienaar defendeu que o «desporto é subestimado» e apelida-o de ser «a droga da esperança».

«É incrível ver o que o desporto pode fazer por uma nação. E em Portugal podem ter bem essa noção. As coisas podem não andar bem, mas se se ganha uma prova, se o nosso clube ganha um jogo, se o atleta da nossa eleição tem um bom desempenho, esquecemos por momentos tudo o resto», afirmou.

François Pienaar esteve num encontro com a seleção portuguesa de futebol, em 2010, na África do Sul, para tentar inspirar o grupo luso para o jogo com a Espanha, nos oitavos de final do Mundial que ali se estava a realizar.

O antigo jogador de râguebi tem estado envolvido, de forma constante, em trabalho de solidariedade com organizações como a Sargent Cancer Care for Children no Royal Marsden Hospital, a CHOC (The Children's Haematology and Oncology Clinic) e com a Reach for a Dream Foundation. Em novembro de 2000, foi-lhe atribuído um doutoramento honoris causa pela Universidade de Hertfordshire.

Vive atualmente na Cidade do Cabo com a sua esposa e os dois filhos, um dos quais tem Nelson Mandela como padrinho.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?