loading

Papa: Presidente da FIFA congratula Jorge Bergoglio pela eleição

O presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, congratulou Jorge Bergoglio pela eleição como papa, assinalando a satisfação por o argentino ser um apaixonado por futebol.

Papa: Presidente da FIFA congratula Jorge Bergoglio pela eleição

“O mundo do futebol está encantado com a sua nomeação, até porque Sua Santidade é um seguidor apaixonado do nosso desporto”, escreveu Blatter, numa carta enviada ao pontífice e divulgada hoje no sítio oficial da FIFA na Internet.

O responsável pelo organismo que rege o futebol mundial saudou o papa Francisco, adepto confesso de futebol e em particular do clube argentino San Lorenzo de Almagro.

“Permita-me que lhe ofereça os meus mais sinceros parabéns pela sua eleição como sumo pontífice da Igreja Católica, que é uma fonte universal de felicidade e alegria”, escreveu.

Realçando que a eleição de Bergoglio “não podia ser mais apropriada”, o presidente da FIFA recordou que o papa Francisco herdou do seu pai a paixão pelo clube de Buenos Aires, que foi fundado em 1908 e homenageia no nome o sacerdote salesiano Lorenzo Mazza por ter permitido a um grupo de crianças jogar nos terrenos próximos de uma capela e protegendo-os dos perigos do bairro de Almagro.

“Você levará a Roma e ao Mundo o testamento de um catolicismo sem limites e em cuja presença na sociedade é vincadamente espiritual e pastoral”, referiu Blatter, acrescentando que, apesar de não querer “colocar a fé em Deus no mesmo nível da fé no futebol”, há valores comuns na “construção de pontes, transmissão de alegria e esperança e, acima de tudo, na união de pessoas no Mundo”.

O presidente da FIFA oferece ao novo pontífice os seus “cumprimentos mais sinceros e calorosos” e “do mundo inteiro do futebol”.

“Desejo-lhe toda a força e proteção do Senhor. Eu também Lhe apelo para que nos ofereça um pouco da sua proteção, assim como ao nosso desporto e adeptos, independentemente da cor da camisola. Nós precisamos”, concluiu Blatter.

O cardeal argentino jesuíta Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi eleito papa na quarta-feira pelos 115 cardeais reunidos em Roma, escolhendo o nome de Francisco.

Francisco sucede a Bento XVI e é o 266.º papa da Igreja Católica.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?