loading

Marítimo vence FC Porto e pode atrasar “dragões” na Liga Zon Sagres

Um golo do brasileiro Derley, na conversão de uma grande penalidade, deu hoje a vitória ao Marítimo na receção ao FC Porto, por 1-0, em jogo da 17.ª jornada da Liga Zon Sagres.

Marítimo vence FC Porto e pode atrasar “dragões” na Liga Zon Sagres

Com este desfecho, os "dragões" correm o risco de ficarem mais afastados da luta pelo título, uma vez que Sporting e Benfica ainda não jogaram.

Para o Marítimo, o trunfo permitiu à equipa subir ao 10.º lugar, agora com 20 pontos somados.

Uma semana depois de se terem defrontado para a Taça da Liga, no Estádio do Dragão, no Porto, onde os “azuis e brancos” venceram por 3-2, Marítimo e FC Porto voltaram a encontrar-se, desta feita no recinto dos insulares, num jogo com responsabilidades acrescidas.

Com poucas alterações de parte a parte, o Marítimo assumiu o jogo desde o início, colocando o adversário em "estado de alerta".

Os comandados de Pedro Martins fizeram pela vida e partiram de forma declarada para o meio-campo adversário, perante um FC Porto algo apático e "amarrado" nos processos de transição.

No primeiro lance de ataque, os "verde-rubros" reclamaram uma grande penalidade, logo aos três minutos, num lance disputado entre Alex Sandro e Derley que o árbitro, bem colocado, não sancionou.

Contudo, aos 13 minutos, o portista Danilo cometeu uma falta na área sobre Danilo Dias, mas neste caso o juiz não teve dúvidas, assinalando uma grande penalidade que Derley converteu.

A reação do tricampeão nacional foi ténue e pouco convincente, enquanto os madeirenses, galvanizados pela vantagem, criavam muitos problemas à defesa adversária.

À passagem da primeira meia hora, a equipa de Paulo Fonseca despertou para o jogo e criou alguns embaraços ao setor defensivo dos insulares, na maioria das vezes com Quaresma como protagonista.

Aos 43 minutos, os portistas ameaçaram, num cruzamento de Alex Sandro, com Jackson Martínez, a cabecear ao lado da baliza de Salin.

Ainda antes do intervalo, os "dragões" reclamaram uma grande penalidade, em novo lance conduzido por Quaresma, que o árbitro não atendeu, mandando prosseguir o jogo.

O FC Porto regressou do intervalo, com outra disposição, sem alterações de posicionamento, mas imprimindo grande pressão sobre a defesa maritimista.

Em dois lances de ataque, o FC Porto levou o pânico à baliza adversária, primeiro por Quaresma (56) e de seguida por Josué (58), que provocou duas soberbas intervenções a Salin.

O Marítimo nunca se encolheu face à pressão alta do adversário e cada vez que pôde desceu ao meio-campo contrário.

Paulo Fonseca lançou Quintero retirando Defour, aos 62 minutos, mas a alteração não trouxe resultados práticos, numa altura em que o Marítimo passou a apostar no contra-ataque.

Aos 69 minutos, Derley tomou a iniciativa e, num remate de meia-distância, obrigou Helton a uma grande defesa.

A ansiedade dos tricampeões nacionais tomou conta da equipa que procurava a todo o custo chegar à igualdade. Só que, do outro lado, a defesa insular, muito concentrada, ia dando conta das investidas do adversário, assegurando o triunfo e a conquista dos três pontos.

Programa da jornada

Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2014
Estoril - Arouca, 1 - 1

Sábado, 1 de Fevereiro de 2014
Marítimo - FC Porto, 1 - 0
V. Setúbal - Rio Ave, 2 - 0
Gil Vicente - Benfica, 1 - 1

Domingo, 2 de Fevereiro de 2014
Belenenses - Sp. Braga, 2 - 1
Sporting - Académica, 0 - 0

Segunda-feira, 3 de Fevereiro de 2014
V. Guimarães - Nacional, 1 - 2

Quarta-feira, 5 de Fevereiro de 2014
Paços Ferreira - Olhanense, 3 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?