loading

Balotelli: Um 'enfant terrible' ainda a tempo de se afirmar?

Aos 24 anos, Mario Balotelli ainda é visto como um jovem com tanto de talento como de imprevisibilidade. Apesar de já há muito não poder ser considerado um atleta inexperiente, com esta – a inexperiência – ainda e sempre a servir de justificação para comportamentos menos refletidos, o avançado italiano continua a cultivar a imagem de 'enfant terrible'. Esta é, claro, a sua marca.

Balotelli: Um 'enfant terrible' ainda a tempo de se afirmar?

A chegada de Balotelli ao Liverpool tem tudo para correr mal. Mas há sempre a esperança de que o enorme talento se sobreponha a tudo o resto. Esta já tinha sido a lógica do AC Milan, quando resgatou o jogador ao Manchester City, em 2012. Na altura escrevemos que «Balotelli tem os olhos do mundo constantemente focados nele. A chegada do antigo avançado do Manchester City ao AC Milan tem tudo para aumentar a atenção que o clube recebe por parte de todos nós».

Ainda assim, nem toda a gente consegue lidar com a constante atenção dos grandes clubes. E nem toda a gente consegue gerar atenção benéfica para a sua entidade patronal.

Apesar do reconhecimento do mediatismo e da dimensão simbólica de Balotelli, em teoria benéficos para um clube histórico que precisa de se reerguer entre os maiores, não pudemos deixar de alertar para um facto: a permanente instabilidade que um clube em reformulação iria encontrar.

«O clube milanês vive um período de pouco sucesso desportivo, tendo a sua reputação diminuída por já não conseguir corresponder às exigências originadas pelo seu legado. A permanente incerteza que é ter Balotelli não contribuirá para dar estabilidade aos restantes jogadores, pressionados a chegar a patamares que parecem ilusórios», argumentámos. Por incrível que pareça, dois anos depois, todos estes receios continuam válidos, agora em Anfield Road.

Balotelli chega para substituir um outro jogador polémico, no caso Luis Suarez. Contudo, o avançado uruguaio retribuía cada polémica com um número extraordinário de golos. O mesmo não acontece com o ponta-de-lança italiano. Este tem bons números, mas que não se aproximam da verdadeira elite. Sobram, portanto, os momentos infelizes.

O mais recente momento infeliz veio via Twitter. Como muitos atletas, Balotelli não sabe que o uso que faz das redes sociais não é igual ao de qualquer outra pessoa. São as contingências da profissão que escolheu e com que tem de aprender a lidar. Após mais um deslize do Liverpool (3-1, frente ao West Ham), o futebolista não perdeu tempo em gozar com a derrota do grande rival Manchester United, em Leicester.

Como é óbvio, poucos gostaram. Desde os apoiantes dos 'red devils' aos próprios adeptos do clube de Balotelli. No fundo, a estrela do 11.º classificado da Premier League achou que estava em posição de menosprezar a 12.ª equipa da tabela. Ao fazê-lo, Balotelli mostrou não perceber as próprias expetativas do clube que representa, gerando embaraços públicos para o Liverpool.

A grande promessa do futebol italiano tem andado de promessa em promessa adiada. Alguns bons apontamentos não chegam para se ser um atleta de topo. E os clubes que o têm contratado não têm guardado grandes recordações. Veremos se Brendan Rodgers consegue um milagre que continua a parecer muito difícil.

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?