loading

Rali de Marrocos: Paulo Gonçalves à procura de revalidar o título Mundial

O português Paulo Gonçalves inicia no sábado o Rali de Marrocos, no qual poderá revalidar o título de campeão do Mundo de ralis todo-o-terreno em motas caso ganhe e o espanhol Marc Coma termine em sexto ou pior.

Rali de Marrocos: Paulo Gonçalves à procura de revalidar o título Mundial

Tal como na época passada, o piloto luso da Honda chega ao derradeiro rali, em Marrocos, em segundo no Mundial. No entanto, se em 2013 bastava a Paulo Gonçalves ganhar a prova para se sagrar campeão (o que veio a acontecer), este ano, o piloto de Esposende terá de anular uma vantagem de 10 pontos para o líder do campeonato, o espanhol Marc Coma (KTM).

"Este ano encontro-me numa situação relativamente desfavorável em relação ao ano passado: ocupo a segunda posição e não dependo de mim exclusivamente. Tenho de fazer uma boa corrida e esperar que o meu adversário direto faça uma má corrida", considerou Paulo Gonçalves.

Se Paulo Gonçalves vencer em Marrocos e Marc Coma ficar em sexto lugar [ou pior], ambos os pilotos vão terminar a temporada com igual número de pontos, mas o piloto português vai manter o título, por ter maior número de vitórias nas provas do Mundial.

O português ganhou a prova inaugural do Campeonato do Mundo, o Rali do Emirados Árabes Unidos, o espanhol Joan Barreda [terceiro no Mundial, com 45 pontos] venceu no Qatar, o italiano Alessandro Botturi ganhou em Itália, o boliviano Carlos Salvaterra no Egito e Coma foi o mais rápido no Rali dos Sertões, no início de setembro.

Caso Paulo Gonçalves revalide o título mundial de ralis todo-o-terreno em motas torna-se no primeiro português a consegui-lo. Hélder Rodrigues (que segue em quarto no Mundial deste ano, com 37 pontos) foi campeão Mundial em 2011, mas Marc Coma ganhou no ano seguinte. Por seu lado, Coma também pode tornar-se no primeiro espanhol a conseguir o bicampeonato na principal categoria de motas do todo-o-terreno.

O Rali de Marrocos - no qual também participa o algarvio Rúben Faria (KTM), em sexto no campeonato - também serve de antecâmara para o Dakar 2015, que arranca na Argentina (passando depois por Chile e Bolívia) daqui a três meses (04 a 17 de janeiro).

"[O Rali de Marrocos] É também uma corrida na qual preparamos as últimas afinações na nova mota com a qual iremos fazer o Dakar 2015. Temos alguns 'upgrades' que também têm de ser testados aqui em Marrocos", sublinhou Paulo Gonçalves, da equipa Honda.

O Rali de Marrocos arranca no sábado, 04 de Outubro, com o prólogo de ordem para a partida, seguindo-se depois seis etapas até ao dia 09 de outubro. Caso Paulo Gonçalves desista ao longo da prova, Marc Coma é logo campeão, mas se for o espanhol a desistir, Paulo Gonçalves ainda terá de chegar em primeiro no dia 09 para revalidar o título.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?