loading

Síntese: FC Porto e Benfica nos "quartos", Beto apura o Sevilha

FC Porto e Benfica apuraram-se hoje para os quartos de final da Liga Europa de futebol, ambos com empates 2-2, numa ronda em que Beto foi decisivo no apuramento histórico do Sevilha-

Síntese: FC Porto e Benfica nos "quartos", Beto apura o Sevilha

Numa eliminatória que parecia mais do que decidida, após o concludente 3-1 em Inglaterra, o Benfica reforçou o favoritismo com o golo do central argentino Garay (34), mas um “bis” do belga Nacer Chadli (78 e 79) “ressuscitou” o Tottenham.

Os londrinos dispuseram então de situações para forçar o prolongamento, mas o Benfica resistiu e, já no último minuto do prolongamento (90+5), Lima tranquilizou os adeptos, ao converter penálti que sofrera instantes antes (2-2).

O Benfica não consentia golos em casa há nove jogos e somava 10 vitórias consecutivas em todas as provas.

Quando Goran Pandev (21) igualou a eliminatória frente ao FC Porto, com 1-0, os “dragões”, com defesa remendada, tremeram e sofreram bastante para aguentar a verdadeira "avalanche" contrária.

Na etapa complementar, Luís Castro mexeu na equipa e ganhou a aposta, com o recém-entrado Ghillas (69) a empatar e Ricardo Quaresma (76) a dar a volta, num golo em que tirou três adversários do caminho e “fuzilou” de pé esquerdo.

Já nos descontos, Zapata empatou (2-2), porém foi o FC Porto a festejar, juntando-se ao Benfica nos “quartos”.

No duelo andaluz, o Bétis (“lanterna vermelha” em Espanha) não conseguiu aguentar a surpreendente vantagem 2-0 trazida do terreno do Sevilha, anulada com golos do ex-benfiquista Reyes (20) e Bacca (75).

O prolongamento do jogo arbitrado por Pedro Proença nada mudou e, quando Ardan defendeu o penálti de Vitolo, a sorte parecia sorrir ao Bétis, mas N’Diaye atirou ao poste e, no derradeiro pontapé, Beto desviou para fora a “estranha” tentativa de Nono, virando o “herói”.

Com João Pereira no “onze”, o Valência cumpriu calendário com triunfo 1-0 sobre os búlgaros do Ludogorets (Paco Alcácer, 59), após o êxito 3-0 fora.

Depois do concludente 4-1 em casa, um golo de Gomis (45+3) tranquilizou definitivamente o Lyon dos titulares Anthony Lopes e Miguel Lopes: ainda assim, os gauleses permitiram a reviravolta consumada por Kolar (60) e Tecl (62), que, aos 70, falhou um penálti que poderia mudar tudo.

Com uma caminhada triunfal no campeonato italiano, a Juventus sentiu inesperadas dificuldades para afastar a Fiorentina (quarta classificada, a 27 pontos), principalmente após o 1-1 cedido em casa: um livre exemplar de Pirlo (71) decidiu.

No embate entre os líderes dos campeonatos austríaco e suíço, os locais adiantaram-se na eliminatória com golo de Soriano (22), mas os helvéticos responderam na segunda parte com tentos de Streller (50) e Sauro (60), que lhes permitiram seguir em frente, após o nulo do primeiro jogo, mesmo reduzidos a 10 desde ozs nove minutos, por expulsão do checo Marek Suchy.

O AZ Alkmaar sobreviveu na visita ao Anzhi da Rússia (0-0), prevalecendo assim o triunfo magro (1-0) na Holanda.

Programa da jornada

Quinta-feira, 13 de Março de 2014
Basel - RB Salzburg, 0 - 0
Ludogorets - Valência, 0 - 3
FC Porto - Napoli, 1 - 0
Sevilla - Bétis, 0 - 2
Juventus - Fiorentina, 1 - 1
Tottenham - Benfica, 1 - 3
AZ - Anzhi, 1 - 0
Lyon - Plzen, 4 - 1

Quinta-feira, 20 de Março de 2014
Anzhi - AZ, 0 - 0
Benfica - Tottenham, 2 - 2
Plzen - Lyon, 2 - 1
Fiorentina - Juventus, 0 - 1
Valência - Ludogorets, 1 - 0
Napoli - FC Porto, 2 - 2
RB Salzburg - Basel, 1 - 2
Bétis - Sevilla, 3 - 4 g.p

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?