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Redes Sociais: As poderosas ferramentas dos clubes

É cada vez mais frequente, no mundo do futebol, sermos invadidos com notícias que têm como principal fonte as redes sociais. Clubes, jogadores, treinadores, são vários os atores do desporto-rei a utilizarem as mais variadas redes sociais à sua disposição para comunicar. Esta é uma realidade que veio para ficar. O objetivo principal é simples: criar uma ligação mais forte e mais direta com os adeptos.

Redes Sociais: As poderosas ferramentas dos clubes

Elas servem para quase tudo. Transmitir uma mensagem, criticar, elogiar, pedir, oferecer, enfim tudo o que se possa imaginar. As redes sociais no futebol são as ferramentas mais poderosas do momento. Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus, todas servem para clubes, jogadores, treinadores poderem comunicar.

As redes sociais são um autêntico fenómeno geracional e vê-se, por parte de quem as usa, uma autêntica necessidade de inovar. São, hoje, ferramentas imprescindíveis na relação entre o fã e o clube/jogador.

Os adeptos podem assim relacionar-se com os clubes e as marcas. É através das redes sociais que estes conseguem estar mais perto dos seus ídolos e dos clubes com os quais simpatizam. É também através das mesmas que conseguem expressar os seus sentimentos. Os clubes, as marcas e os atletas sabem disso e não desaproveitam nenhuma oportunidade de comunicar com quem lhes transmite esse carinho.

Os tempos mudaram, essa conexão era feita antigamente, essencialmente, através da comunicação social. Era nos jornais, nas televisões ou nas rádios que os adeptos sabiam em primeira mão das notícias dos clubes/jogadores. Existia um filtro e só era colocado cá para fora aquilo que cada um pretendia. Hoje, embora esse controlo seja desejado, nem sempre se verifica.

Aqui, marketing digital e redes sociais funcionam em simultâneo. A enorme indústria em que se tornou o futebol assim o exige. São as redes sociais que permitem aos profissionais do marketing e da comunicação aprenderem mais sobre os seus públicos. No entanto, não se trata só de comunicar, é necessário também saber envolver. Trazer para dentro dos clubes as vontades dos adeptos. Costumo frequentemente dizer que o verdadeiro adepto não se contenta somente em vir aos jogos ao fim-de-semana, também quer fazer parte da vida do clube, fazer parte das tomadas de decisões. É isso que faz com que ele sinta na plenitude a vida do clube que apoia ou do jogador que idolatra.

Infelizmente, e sobretudo cá em Portugal, essas necessidades ainda não foram bem entendidas. Continua-se a querer os adeptos nos jogos, deseja-se que eles comprem camisolas, cachecóis e outros produtos, mas depois dá-se-lhes pouco mais. O que eles sabem é através da comunicação social. Pouco, muito pouco para organizações que têm de competir num mundo globalizado e super competitivo.

As redes sociais - bem como o marketing desportivo digital - são sem dúvida poderosas ferramentas de comunicação do século XXI. No entanto, é necessário existir uma planificação coerente, não basta estar na Web por estar, é preciso perceber o porquê de querer chegar ao coração das pessoas.

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

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