loading

Portimonense celebra centenário a pensar na I Liga e em atrair mais jovens

O Portimonense vai celebrar o seu centenário a 14 de agosto com o pensamento virado para a subida à I Liga de futebol, no final da época, e para a atração de mais jovens para a prática do desporto.

Portimonense celebra centenário a pensar na I Liga e em atrair mais jovens

Apesar de o futebol profissional, a modalidade que mais elevou o clube no país e além-fronteiras, estar entregue a uma SAD desde a época passada, a subida de divisão continua a ser o sonho dos adeptos do emblema de Portimão para celebrar a efeméride.

"A perspetiva passa por, dentro das possibilidades e com os pés assentes na terra, fazer melhor do que no ano passado [sétimo lugar], o que nos deixaria à beira da subida. Sabemos das nossas limitações, mas é um pensamento da administração da SAD e de todos os portimonenses", disse à agência Lusa o presidente do Portimonense, que também lidera a SAD, Fernando Rocha.

O líder do emblema alvinegro salienta que o Portimonense "vive os problemas que todos os outros clubes vivem", mas que "não tem dívidas a entidades oficiais", como Finanças ou Segurança Social.

"Temos dívidas a alguns credores, mas contamos com o bom senso das pessoas para ultrapassarmos o dia-a-dia, honrando o passado, vivendo o presente e direcionando o futuro para celebrarmos mais 100 anos, levando o bom nome do clube pelo país e, se for possível, à Europa", salientou.

O clube movimenta mais de 600 jovens, nos escalões de formação de futebol e basquetebol, as duas únicas modalidades que tem no seu seio, mas deseja atrair mais jovens do concelho de Portimão para a prática do desporto.

"Queremos dotar o clube de melhores condições, para termos mais jovens e mais modalidades. O nosso objetivo, até final do mandato desta direção [eleita em julho], é chegarmos aos mil praticantes", definiu Fernando Rocha.

As comemorações do centenário do Portimonense incluem, no dia 14, uma missa, o descerramento de uma placa comemorativa, a assinatura de um acordo com a câmara de Portimão e um sarau de ginástica e ballet e, no dia 15, um torneio de veteranos e um churrasco com animação musical. Para 13 de dezembro, está prevista a realização de uma gala no Teatro Municipal de Portimão.

Fundado a 14 de agosto de 1914 por um grupo de jovens que começou a viver o futebol quando um deles trouxe uma bola de Inglaterra, onde estudou, o Portimonense viveu alguns altos e baixos até se fixar como referência na região algarvia.

Em 1976, o clube conseguiu a primeira subida à I Divisão, mas seria na década de 80 que atingiria o apogeu, com uma série de 11 participações consecutivas no escalão principal e a qualificação para as competições europeias.

Na época 1984/1985, com Manuel José no comando técnico, o Portimonense foi quinto classificado - a melhor classificação de sempre -, participando, na época seguinte, na Taça UEFA, na qual seria eliminado pelo Partizan, então representante da Jugoslávia, ganhando 1-0 na primeira mão, com golo de Pita, e perdendo fora (0-4) no segundo jogo.

Em 2010, 20 anos depois da última presença, o clube voltou à I Liga, mas após uma época instável - com jogos disputados no Estádio Algarve, longe de Portimão, face às obras no seu estádio -, foi novamente despromovido à II Liga.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?