loading

Comentário: Sporting dá meia parte de avanço e vence nos descontos

O Sporting só venceu hoje o Arouca (1-0), na segunda jornada da I Liga de futebol, a acabar, por ter dado meia parte de avanço, falhado um penálti e não ter tido um ponta de lança à altura.

Comentário: Sporting dá meia parte de avanço e vence nos descontos

Aos 90+3 minutos, Carlos Mané selou o primeiro triunfo na prova dos “leões”, num jogo em que o regressado Nani falhou um castigo máximo e Montero mostrou que continua “sem” golo, ele que marcara um “hat-trick” ao Arouca a abrir o campeonato anterior.

Só depois do intervalo, quando Marco Silva sacrificou o trinco Rosell, recuando Adrien, e lançando Mané no ataque, é que o Sporting colocou intensidade, velocidade e profundidade ao seu jogo e muitas dificuldades à defesa do Arouca.

A entrada de Mané teve o condão de agitar o jogo, mas a mudança registada no Sporting foi coletiva, toda a equipa aumentou os seus índices de agressividade e de velocidade de execução, logo os lances de perigo começaram a suceder-se junto à baliza de Goigoechea, que foi o melhor em campo.

O corolário dessa pressão intensa resultou, aos 63 minutos, num penálti, que Nani assumiu a responsabilidade, mas Goicoechea fez uma defesa fantástica e desviou a bola para o poste, evitando o primeiro golo do Sporting.

O golo adivinhava-se, mas a pressão aumentava à medida que o tempo passava, enquanto a clarividência e o discernimento baixavam na mesma proporção, e o jogo complicava-se, como tantas vezes acontece às equipas chamadas grandes, quando dão meia parte de avanço e querem resolver depois.

Há que reconhecer, também, o mérito do Arouca, que foi sempre uma equipa coesa, concentrada e solidária a defender, com um excelente guarda-redes, que à beira da surpresa aos 84 minutos, quando Rui Patrício negou o golo a Nildo.

Em desespero de causa, Marco Silva lançou aos 77 minutos Capel e Tanaka, em detrimento de Nani e André Martins, mas o golo do triunfo, quando já ninguém esperava, aos 90+3, foi marcado pelo homem que agitou o jogo, Mané, e saiu dos pés de Jefferson, que na primeira parte tinha oferecido dois de bandeja a Montero.

O Sporting deu de avanço ao Arouca a primeira parte, pela lentidão, previsibilidade e falta de intensidade do seu jogo, o que facilitou a tarefa a uma equipa do Arouca bem posicionada, concentrada e com espírito de entreajuda.

Por outro lado, a equipa foi sempre coxa a atacar, só fazia pela esquerda, por Jefferson e Nani, enquanto o flanco oposto passou ao lado da partida, com Esgaio e Carrillo.

Emergiu, mais uma vez, outra lacuna deste Sporting, que é a ligação entre o meio campo e o ataque pelo corredor central, onde falta claramente um número 10, que André Martins não é, o que retira capacidade à equipa de chegar à área em condições de finalização, agravada por alas com vocação de ir à linha (não é o caso de Nani) e menos para diagonais interiores de forma a surgirem em situações de alvejar a baliza.

Mesmo a jogar devagar, devagarinho, o Sporting criou duas soberanas oportunidades de golo, aos seis e 23 minutos, ambas pelos pés de Jefferson, a primeira na cobrança de um pontapé de canto e a segunda num livre, em que ofereceu literalmente o golo a Montero.

Dois cruzamentos tensos a caírem na pequena área, na zona do segundo poste, mas Montero, sempre a um ritmo muito baixo, cometeu a proeza de cabecear ambos contra o guarda-redes Goicoechea – continua sem marcar desde 08 de dezembro de 2013.

Quanto a Nani, foi substituído aos 77 minutos, não gostou, saiu a passo lento, quando era preciso apressar o mesmo, agarrou a toalha com brusquidão e ignorou Marco Silva ao dirigir-se para o banco.

Programa da jornada

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014
V. Guimarães - Penafiel, 3 - 0

Sábado, 23 de Agosto de 2014
Marítimo - Académica, 2 - 1
Paços Ferreira - FC Porto, 0 - 1
Sporting - Arouca, 1 - 0

Domingo, 24 de Agosto de 2014
Belenenses - Nacional, 3 - 1
V. Setúbal - Gil Vicente, 2 - 0
Estoril - Rio Ave, 1 - 5
Boavista - Benfica, 0 - 1

Segunda-feira, 25 de Agosto de 2014
Moreirense - Sp. Braga, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?