loading

CAN-2015: Arranque com Guiné Equatorial-Congo e estreia de Jorge Costa

A Guiné Equatorial, anfitriã, e o Congo dão hoje o pontapé de saída da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2015, antes de o técnico português Jorge Costa fazer a sua estreia com o Gabão, frente ao Burkina Faso.

CAN-2015: Arranque com Guiné Equatorial-Congo e estreia de Jorge Costa

Os dois jogos do Grupo A, ambos em Bata, compõem o primeiro dia de competição da 30.ª edição da CAN, que se vai prolongar até 08 de fevereiro e que, além de 14 futebolistas que atuam em Portugal, tem a presença de outro português, Rui Águas, como selecionador de Cabo Verde.

Equipa-surpresa na edição anterior, em que atingiram os quartos de final na sua primeira participação, os 'Tubarões Azuis' têm estreia marcada para domingo, frente à forte Tunísia, campeã em 2004, em jogo do Grupo B, que conta ainda com a Zâmbia, vencedora em 2012, e com a RD Congo.

Na ausência da Nigéria, atual campeã, e do Egito, recordista de vitórias (sete), são vários os candidatos ao título de campeão africano, com a Costa do Marfim à cabeça, apesar de ‘órfã’ do avançado Didier Drogba.

Os ‘elefantes’ têm um teste de fogo no Grupo D, uma vez que enfrentam os Camarões, quatro vezes campeões, e o Mali, semifinalista nas duas edições anteriores.

Com o médio Brahimi (FC Porto) e o avançado Slimani (Sporting), duas das figuras do campeonato português, a Argélia, primeira seleção africana no ‘ranking’ da FIFA, é outra das candidatas e parece mais do que nunca capaz de repetir o título de 1990.

Depois da presença nos oitavos de final do Mundial de 2014, no Brasil, onde caíram perante a Alemanha, futura campeã (2-1 após prolongamento), os argelinos terão de confirmar o estatuto no Grupo C, perante o Gana, quatro vezes campeão, o Senegal e a África do Sul.

Para a Guiné Equatorial, mais do que o desafio desportivo, a CAN é um teste logístico e sanitário, uma vez que herdou a competição somente há dois meses, em substituição de Marrocos, que insistiu no adiamento da prova por receio da propagação da epidemia de Ébola e viu ser-lhe retirada a organização.

Programa da jornada

Sábado, 17 de Janeiro de 2015
Guiné Equatorial - Congo, 1 - 1
Burkina Faso - Gabão, 0 - 2

Domingo, 18 de Janeiro de 2015
Zâmbia - Rep. Congo, 1 - 1
Tunísia - Cabo Verde, 1 - 1

Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2015
Gana - Senegal, 1 - 2
Argélia - África do Sul, 3 - 1

Terça-feira, 20 de Janeiro de 2015
Costa do Marfim - Guiné-Conakri, 1 - 1
Mali - Camarões, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?