loading

Messi, Neymar e Suarez: Tanto talento junto deveria ser proibido!

Um é argentino, outro brasileiro e outro uruguaio. Lionel Messi, Neymar e Luis Suarez formam o atual ataque do Barcelona. Talvez o tridente atacante mais letal de todos os tempos. Pelo simples facto de cada um deles, individualmente, ter potencial para ser a principal estrela em praticamente qualquer equipa do planeta.

Messi, Neymar e Suarez: Tanto talento junto deveria ser proibido!

Já todos vimos vários ataques letais. As duplas Andy Cole e Dwight Yorke no Manchester United, Jardel e João Vieira Pinto no Sporting, Ibrahimovic e Cavani no PSG ou tridentes que se entendiam às mil maravilhas: Drulovic, Capucho e Jardel no FC Porto, Ribéry, Robben e Lewandowski no Bayern Munique, Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e Benzema no Real Madrid.

Sim, já todos vimos excelentes conjugações de talento na frente de ataque de várias equipas. Consoante a nossa idade ou ideia de futebol que cultivamos, umas terão conseguido marcar-nos de forma mais vincada do que outras.

Lionel Messi, Neymar e Luis Suarez são um caso à parte.

O primeiro dispensa apresentações. Vencedor da Bola de Ouro por quatro anos consecutivos - entre 2009 e 2013 - 'La Pulga' já é considerado por muito como o melhor futebolista de todos os tempos. A sua rivalidade com o português Cristiano Ronaldo tem alimentado uma era em que recordes são batidos atrás de recordes.

Com Pep Guardiola e Tito Vilanova, Messi habituou-se a resolver jogos sozinho. Habituou-se às assistências de requinte de Xavi e Iniesta, definindo da melhor maneira jogadas que pareciam impossíveis.

Mas, em 2013, chegou Neymar. Estrela no Santos, o internacional brasileiro contou com alguma resistência nos seus primeiros tempos em Camp Nou. O exemplo de Robinho - que também foi estrela no Santos e deixou a desejar no Real Madrid - não abonava a favor do craque canarinho. 'Tata' Martino foi o primeiro a orientar a dupla Neymar-Messi e a época de estreia de ambos não foi famosa: porque Neymar ainda estava em fase de adaptação e porque Messi viveu um dos momentos menos brilhantes da sua carreira estratosférica.

Os catalães continuaram insatisfeitos e contrataram Luis Suarez ao Liverpool. O craque uruguaio demorou a estrear-se com a camisola do Barcelona - cumpriu suspensão por morder Chiellini no Mundial-2014 -, mas conseguiu colher os primeiros frutos do seu trabalho no início de 2015, quando se começou a entrosar finalmente na já muito bem oleada dupla formada por Messi e Neymar.

Hoje, Lionel Messi é um jogador mais altruísta. Nunca fez tantas assistências. Mesmo liderando o tridente 'blaugrana' na maioria das ocasiões, 'La Pulga' não tem nos ombros a responsabilidade de ter que resolver sempre. Neymar e Suarez também o fazem quando é necessário. E de que maneira!

Não é por acaso que Lionel Messi (40), Neymar (22) e Luis Suarez (16) apontaram 78 dos 107 golos do Barcelona na Liga BBVA, ocupando o 2.º, 3.º e 6.º lugar na lista de melhores marcadores da prova, respetivamente. Luís Enrique tem o mérito de estar a conseguir tirar o melhor de três jogadores que certamente possuem egos enormes, mas que têm contribuído ativamente em prol da equipa, numa época em que o triplete continua a ser uma realidade.

Lionel Messi, Neymar e Luis Suarez fazem parte, sem margem para dúvidas, do top-10 dos melhores atacantes do futebol mundial e jogam juntos, na mesma equipa. Assim é fácil. Apetece dizer que deveria ser proibido tanto talento num único balneário.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?