loading

Notícias breves de Portugal

Notícias breves da região Centro de Portugal.

Notícias breves de Portugal

COIMBRA: Taça da Liga adia para 02 de junho comemorações do Dia dos Vizinhos
A organização do ‘Dia dos Vizinhos 2015’ em Coimbra adiou as respetivas comemorações de sexta-feira para 02 de junho, já que naquele dia realiza-se na cidade a final da Taça da Liga de futebol.

“Feita a habitual reunião preparatória das comemorações, com a presença dos organizadores das diferentes festas que decorrem em Coimbra, concluiu-se que na nossa cidade o dia previsto levanta sérios constrangimentos à realização da habitual trintena de festas, dada a ocorrência em Coimbra, no mesmo dia e hora, de um evento futebolístico de importância, que facilmente desmobilizará muitos vizinhos e tornará a normal circulação na cidade muito difícil”, explicou na última sessão da Câmara o vereador Francisco Queirós.

“Por proposta dos próprios organizadores e por unanimidade, optou-se por alterar a data das comemorações do 'Dia dos Vizinhos 2015', em Coimbra, para 02 de junho, garantindo-se assim o máximo de participação”, acrescentou o autarca.

COIMBRA: Liga Contra o Cancro sensibiliza professores para prevenção da doença
O Núcleo Regional do Centro (NRC) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove no sábado uma ação de formação subordinada ao tema “Cancro: sensibilização e prevenção”.

Dirigida a docentes da educação pré-escolar e professores do primeiro ciclo do ensino básico do distrito de Coimbra, a sessão é promovida em colaboração com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e centros de formação da Associação de Escolas do Distrito de Coimbra (Beira Mar, Minerva, Coimbra Interior e Nova Ágora).

A ação visa “sensibilizar os professores para a problemática do cancro, procurando fomentar conhecimentos na área da oncologia e prevenção da doença oncológica, de modo a habilitá-los a abordar esta temática em contexto escolar e a atuar ao nível da promoção da saúde, adoção de estilos de vida saudáveis e aprendizagem entre pares, junto dos seus alunos”.

A participação no curso, que decorrerá nas instalações do NRC da LPCC, na rua António José de Almeida, na Alta de Coimbra, é gratuita e confere certificado de participação.

MEALHADA: Obras em reservatório podem perturbar abastecimento de água
As obras de reabilitação do reservatório de Póvoa da Mealhada podem provocar algumas anomalias no abastecimento de água no concelho, entre 11 de julho e 11 de agosto, embora a Câmara da Mealhada assegure uma alternativa, que foi testada sem revelar perturbações.

O reservatório elevado da Póvoa da Mealhada, construído em 1955, “vai receber pela primeira vez obras de reabilitação, uma vez que se encontra em elevado estado de degradação”, anunciou a Câmara da Mealhada, adiantando que os trabalhos decorrem entre final de maio e agosto deste ano.

Para garantir o abastecimento de água, a Câmara “elaborou um plano de contingência que implica a inatividade do reservatório, para que o empreiteiro possa remover as tubagens existentes no seu interior de fibrocimento, impermeabilizá-lo e colocar novas tubagens em ferro fundido”.

O plano de contingência “foi testado, foram feitos ensaios de funcionamento e não se verificaram quaisquer perturbações no abastecimento de água”, afirma a autarquia, admitindo, no entanto, que possam “ocorrer anomalias no abastecimento”, apelando os munícipes que “tenham contenção no consumo de água e compreensão para com esta situação”, que visa “melhorar o sistema de abastecimento de água da Mealhada”.

A Câmara informa ainda que os principais lugares afetados por esta intervenção são Mealhada, Póvoa da Mealhada, Sernadelo, Reconco (São Romão), Cardal e Antes.

CONDEIXA-A-NOVA: Fórum debate controlo e auditoria interna na gestão autárquica
O Instituto Português de Auditoria Interna (IPAI) promove no sábado, em Condeixa-a-Nova, um fórum sobre “A relevância do controlo e da auditoria interna para a transparência na gestão autárquica”.

O encontro, que terá lugar na Câmara de Condeixa-a-Nova, começa às 09:30, com uma sessão em que intervirão o presidente da Câmara desta vila do distrito de Coimbra, Nuno Moita, e os presidentes do IPAI, Fátima Geada, e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), Manuel Castelo Branco.

Durante o encontro, serão tratadas questões relacionadas com “A evolução da auditoria interna no poder local e na administração pública”, “Os desafios da auditoria externa na gestão autárquica” e “O controlo e auditoria interna como estratégia para a transparência e confiança na gestão autárquica”.

Paulo Batista, presidente da Câmara da Batalha, António Gameiro, deputado e ex-diretor de auditoria interna da empresa Estradas de Portugal, Azevedo Rodrigues, bastonário da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, Sofia Félix, técnica superior da Câmara de Tábua e membro do IPAI, e Georgina Morais, docente do ISCAC e dirigente do IPAI, são alguns dos intervenientes no encontro, cuja sessão de encerramento está agenda para as 13:15.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
06-02-2015 · 17:27

Notícias breves de Portugal

Futebol365 365
31-12-2014 · 19:59

Notícias breves de Portugal

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?