loading

Crónica: Nacional alcança primeira vitória fora, em Guimarães

O Nacional conquistou hoje o primeiro triunfo fora de casa na I Liga portuguesa de futebol, ao derrotar o Vitória de Guimarães por 1-0, com um golo de Soares, em encontro da 10.ª jornada.

Crónica: Nacional alcança primeira vitória fora, em Guimarães

O golo do avançado brasileiro, aos 36 minutos, premiou a equipa que se sentiu mais confortável durante os 90 minutos e permitiu aos madeirenses subirem à 10.ª posição da tabela classificativa, com 11 pontos, e ultrapassarem os vimaranenses, que estão no 12.º lugar, com 10.

As duas equipas, que apresentaram uma alteração cada nos ‘onzes' - Ricardo Valente substituiu João Pedro nos vimaranenses, ao passo que Willyan entrou para o lugar de Washington no meio-campo madeirense -, proporcionaram uma primeira parte equilibrada, em que privilegiaram a consistência defensiva.

A equipa de Manuel Machado, mais confortável no terreno do jogo, procurou, na fase inicial, chegar à baliza contrária através de contra-ataques rápidos ou de bolas longas para Soares ou Salvador Agra, embora sem ameaçar o guardião Douglas.

A formação vitoriana, obrigada a assumir a iniciativa atacante, cometeu mais erros na construção de jogo, mas até dispôs da primeira ocasião de golo, quando Ricardo Gomes, pelo lado esquerdo, chegou à linha de fundo e atrasou a bola para Ricardo Valente, que, ao primeiro poste, atirou ao lado (23 minutos).

A toada calculista da partida desfez-se aos 36 minutos, com o golo do conjunto ‘alvinegro': na sequência de um corte da defesa vitoriana, João Aurélio antecipou-se a Luís Rocha e cruzou, sobre Douglas, para Soares, que, na pequena área, cabeceou para a baliza deserta, tendo apontado o seu quarto golo no campeonato.

O Vitória, que, até aí, tinha atacado sempre com cautelas, lançou-se em busca do empate nos minutos finais da primeira parte e teve duas ocasiões claras para o conseguir: aos 43 minutos, Ricardo Gomes, em posição privilegiada, permitiu o corte de João Aurélio, e, aos 45, Tomané, isolado, rematou para defesa de Rui Silva.

Sérgio Conceição procurou dinamizar o ataque vimaranense, com a entrada de Alexandre Silva para o lugar de Tozé, após o intervalo, mas o Nacional, jogando na expetativa, contrariou esse ímpeto e quase dilatou a vantagem, quando Nené Bonilha, só na área, rematou por cima (58 minutos), já depois de ter sido anulado um golo a Salvador Agra (50).

A equipa da casa, nem com as entradas de Alex e Otávio, conseguiu melhorar a ligação entre os setores, errando muitos passes na zona intermediária, o que permitiu ao Nacional proteger bem a baliza e sair com perigo para o ataque sempre que podia.

Com a aproximação do fim da partida, o jogo decaiu de ritmo, com os vimaranenses a mostrarem-se quase sempre incapazes de ‘romper' a ‘muralha' defensiva contrária, tendo estado apenas perto do golo num lance individual de Ricardo Valente, aos 90+4 minutos, que Rui Silva resolveu com uma saída rápida dos postes.

Programa da jornada

Sexta-feira, 6 de Novembro de 2015
Estoril - Académica, 1 - 1

Sábado, 7 de Novembro de 2015
V. Guimarães - Nacional, 0 - 1

Domingo, 8 de Novembro de 2015
Benfica - Boavista, 2 - 0
Marítimo - Rio Ave, 3 - 2
Moreirense - Paços Ferreira, 2 - 0
FC Porto - V. Setúbal, 2 - 0
Arouca - Sporting, 0 - 1

Segunda-feira, 9 de Novembro de 2015
Belenenses - Tondela, 2 - 1
U. Madeira - Sp. Braga, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?