loading

FC Porto: Fim da linha para Lopetegui?

Acredito que esta é a pergunta que muitos adeptos, principalmente os portistas, fazem quando observam os últimos resultados do FC Porto. O treinador espanhol dos azuis e brancos nunca foi muito amado para os lados do Dragão, mas as últimas exibições do clube orientado por Pinto da Costa têm deixado os adeptos portistas ainda mais furiosos. Julen Lopetegui é o foco de todo o descontentamento da nação portista, mas sairão os dirigentes incólumes ao que parece ser mais uma má escolha?

FC Porto: Fim da linha para Lopetegui?

A vida de um treinador de futebol não é fácil. Na vitória são poucos os que lhe atribuem mérito, mas nas derrotas os técnicos são vistos como os principais culpados. Poucas profissões vivem numa linha tão ténue entre o sucesso e o fracasso. É verdade que Julen Lopetegui nunca foi muito amado pelos adeptos portistas, mas agora, fruto dos últimos resultados, e principalmente das últimas exibições, o treinador espanhol é visto como um fardo no banco dos dragões.

É inegável que se Lopetegui não agrada aos adeptos do FC Porto a culpa se deve em grande parte a ele. Julen Lopetegui tem demonstrado, demasiadas vezes, muita teimosia nas suas escolhas, sendo as mesmas frequentemente incompreensíveis. Basta analisar a formação inicial do FC Porto para o jogo da última quarta-feira contra o Chelsea, para a Liga dos Campeões. Uma 'invenção' como classificaram muitos analistas de futebol. Infelizmente uma crítica recorrente quando se analisa o trabalho do treinador basco.

Desportivamente, Lopetegui não convence. O ano sem títulos, a época passada, e as fracas exibições, este ano, de uma equipa onde se investiu muito, assim o comprovam. No entanto, este não é o único pecado de Lopetegui. O treinador espanhol, que até começou bem a temporada nesse particular, tem vindo a acumular erros crassos na comunicação.

VISITE O BLOGUE MARCAS DO FUTEBOL

As constantes críticas à arbitragem não convencem ninguém – por muito que alguns dirigentes achem que sim. A constante mensagem de que todos os adversários vão ser rivais difíceis demonstra, de facto, respeito pelos adversários, mas acaba por soar a oco. Não é possível dizer que o Arouca – com todo o respeito que a equipa de Aveiro merece – tem o mesmo grau de dificuldade do Chelsea. A constante altivez que Lopetegui dispensa aos jornalistas, onde, muitas vezes, se recusa a falar de aspetos táticos e técnicos também não ajuda a melhorar a imagem que o treinador espanhol transmite. Mas o mais essencial é o aspeto desportivo e é aí que reside o grande fracasso do treinador espanhol. As exibições não convencem ninguém e a eliminação na Liga dos Campeões irá deixar marcas.

Tudo parece indicar que o ciclo de Lopetegui chegou ao fim no FC Porto, mas Pinto da Costa não é de abandonar os seus treinadores e irá segurar o técnico basco até ao limite. No entanto, por muito que Lopetegui tenha a sua quota de culpa, a estrutura azul e branca terá também de assumir as suas responsabilidades. A História do clube assim o exige. Dois anos sem ganhar nenhum título é demasiado para o FC Porto, três pode ser catastrófico, muito mais depois do investimento que se fez no início da época.

Em qualquer organização é preciso saber arrepiar caminho quando as coisas não estão a correr bem. Nos últimos trinta anos foram poucas as vezes em que o FC Porto não o soube fazer. O futuro de Pinto da Costa também depende muito da forma como irá conseguir voltar a pôr o clube no caminho das vitórias. O presidente do FC Porto é um ícone para os adeptos portistas, mas no futebol a memória não costuma perdurar por muitos anos. Qualquer clube de futebol vive dos pergaminhos do passado, mas só consegue sobreviver pensando no presente e antecipando as vicissitudes do futuro.

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Programa da jornada

Terça-feira, 8 de Dezembro de 2015
PSV - CSKA, 2 - 1
Man City - Mönchengladbach, 4 - 2
Sevilla - Juventus, 1 - 0
VfL Wolfsburg - Man Utd, 3 - 2
PSG - Shakhtar, 2 - 0
Benfica - Atlético Madrid, 1 - 2
Galatasaray - FK Astana, 1 - 1
Real Madrid - Malmo, 8 - 0

Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2015
Roma - BATE Borisov, 0 - 0
AA Gent - Zenit, 2 - 1
Dinamo Zagreb - Bayern München, 0 - 2
Valência - Lyon, 0 - 2
Leverkusen - Barcelona, 1 - 1
Chelsea - FC Porto, 2 - 0
Olympiakos - Arsenal, 0 - 3
Dynamo Kyiv - Maccabi Tel Aviv, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?