loading

Crónica: Sporting não cede frente ao Setúbal e vai à Luz discutir liderança

O Sporting capitalizou hoje a 'escorregadela' do Benfica na Madeira e aproximou-se da liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer na receção ao Vitória de Setúbal, por 2-0, em jogo da 12.ª jornada.

Crónica: Sporting não cede frente ao Setúbal e vai à Luz discutir liderança

Com tentos de William Carvalho (06 minutos) e Bruno César (36), os 'leões' reduziram para dois pontos a distância para os 'encarnados', que na véspera perderam diante do Marítimo, e aumentaram provisoriamente para cinco a vantagem sobre o FC Porto, que hoje recebe o Sporting de Braga.

Desta forma, o conjunto de Alvalade vai ter pela frente uma semana de decisões, primeiro pela passagem à Liga Europa, na quarta-feira, diante do Légia de Varsóvia, e depois com a visita ao Estádio da Luz, onde poderá ?roubar' a liderança ao rival Benfica, caso vença o dérbi da próxima ronda.

Após ter dado minutos aos jogadores menos utilizados, no encontro da Taça da Liga, Jorge Jesus operou uma verdadeira revolução no 'onze', no qual não se manteve qualquer dos atletas que iniciaram o jogo com o Arouca.

Já o Vitória de Setúbal não pôde contar com alguns dos jogadores mais influentes, como foram os casos do lateral André Geraldes, que está emprestado pelos 'leões, e os castigados Nuno Pinto e Fábio Pacheco.

A formação 'verde e branca' mostrou, desde cedo, que não queria desperdiçar a possibilidade de se aproximar da liderança da I Liga, não dando quaisquer hipóteses de reação aos sadinos, que se viram confinados ao seu meio-campo defensivo, não por vontade própria mas porque os 'leões' assim o impuseram.

Ainda nem estava completado o primeiro minuto de jogo e já Bas Dost obrigava Bruno Varela a uma defesa atenta, sendo que o guarda-redes vitoriano voltaria a ser colocado à prova pouco depois, num remate de Adrien.

Este era o prenúncio do que estava para suceder em Alvalade, já que, na sequência de um canto estudado, William Carvalho correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Gelson Martins e inaugurou o marcador, embora beneficiando da saída extemporânea de Bruno Varela.

O Sporting não deixava o Vitória 'respirar' e, à passagem do quarto de hora, Bryan Ruiz ficou a centímetros de desviar com sucesso um cabeceamento de Bas Dost, enquanto Adrien esteve também ele perto de anotar um grande golo, não fosse a superior defesa do guardião setubalense.

Com Gelson Martins e Bruno César 'endiabrados' e a dificultarem, e muito, a ação dos laterais Pedro Pinto, que fez a primeira aparição no campeonato, e Vasco Fernandes, um central adaptado à lateral-esquerda, o conjunto de Alvalade acabaria mesmo por dilatar a vantagem, num livre superiormente batido pelo médio brasileiro, que esteve perto do 'bis', em cima do intervalo, depois de mais uma ação desconcertante do jovem extremo.

Talvez já a pensar na deslocação a Varsóvia, na quarta-feira, o Sporting surgiu num registo menos avassalador na etapa complementar, situação que, ainda assim, não foi aproveitada pelo Vitória de Setúbal, apesar de os sadinos terem mostrado uma maior disponibilidade na recuperação da bola, ao contrário do que tinha sucedido na primeira parte.

De resto, o conjunto orientado por José Couceiro esteve muito perto de relançar a partida, à passagem da hora de jogo, mas Rui Patrício voltou a mostrar o porquê de ter sido eleito o melhor guarda-redes do último Europeu e evitou um golo que parecia certo de Vasco Costa.

Esta seria mesmo a única ocasião digna desse nome criada pelos sadinos, que, até final, tentaram aproveitar um ou outro contra-ataque, mas sem criar verdadeiros problemas a Rui Patrício, que poderia muito bem ter entrado na contabilidade dos mais de 43.000 espetadores que estiveram em Alvalade.

Programa da jornada

Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2016
Marítimo - Benfica, 2 - 1

Sábado, 3 de Dezembro de 2016
Rio Ave - Tondela, 3 - 1
Sporting - V. Setúbal, 2 - 0
FC Porto - Sp. Braga, 1 - 0

Domingo, 4 de Dezembro de 2016
Moreirense - Nacional, 3 - 1
Feirense - Arouca, 0 - 2
Estoril - Belenenses, 1 - 1
V. Guimarães - Desp. Chaves, 1 - 1

Segunda-feira, 5 de Dezembro de 2016
Paços Ferreira - Boavista, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?