loading

Eusébio sofre de aterosclerose e pode enfrentar cirurgia

Eusébio, ''glória'' da selecção portuguesa de futebol e do Benfica, sofre de obstruções nas artérias carótidas, que irrigam o cérebro pelo pescoço, e pode enfrentar uma cirurgia nas próximas horas, informaram hoje os médicos do Hospital da Luz.

Eusébio sofre de aterosclerose e pode enfrentar cirurgia

Segundo José Roquette, director clínico, e Germano do Carmo, cirurgião vascular, o diagnóstico faz ponderar uma intervenção cirúrgica, mas ''a decisão final depende da família e do doente'', de 65 anos, tratando-se de uma operação ''melindrosa, não complicada, embora com algum risco''.

''Após os exames efectuados, verificou-se a existência de lesões obstrutivas nas artérias carótidas internas. Estamos a ponderar uma intervenção'', revelou Germano do Carmo, adiantando que o ''Pantera Negra'' já ''prometeu que ia ter juízo''.

No entanto, segundo José Roquette, curiosamente primo do ex- presidente do Sporting com o mesmo nome, Eusébio encontra-se ''muito bem disposto e sem queixas'', apesar de não ter visto o triunfo do Benfica, para não se emocionar, na visita ao Marítimo (3-0), da 26ª ronda da Liga, a pedido do presidente ''encarnado'', Luís Filipe Vieira, que o visitou à tarde.

As obstruções detectadas, que também podem ser tratadas através de medicação e outras medidas profilácticas em termos de dieta, por exemplo, terão como origem a hipertensão e o elevado nível de colesterol, contribuindo para o espessamento e perda de elasticidade da parede arterial (aterosclerose).

Ainda segundo os médicos, Eusébio poderá deixar domingo a unidade de cuidados intensivos, onde está a ser monitorizado com a ''dupla intenção'' de o seu estado de saúde ser ''vigiado e protegido'', mas deverá permanecer no hospital ''por alguns dias''.

O actual ''embaixador'' da selecção das ''quinas'' e do Benfica, melhor marcador do Mundial Inglaterra1966, onde Portugal foi terceiro classificado, sentiu tonturas depois de deixar uma festa de aniversário, dirigindo-se ao hospital pelas 01:00, onde foi internado.

Durante a carreira, Eusébio da Silva Ferreira foi campeão europeu de clubes em 1962 e três vezes vice-campeão continental, 11 vezes campeão português, distinguindo-se como melhor marcador na prova por sete ocasiões, além de ter ajudado o Benfica a conquistar mais cinco Taças de Portugal.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?