loading

Taça Portugal: V. Guimarães venceu Benfica na única final entre ambos

Benfica e Vitória de Guimarães defrontam-se domingo pela segunda vez na final da Taça de Portugal, quatro anos depois de os minhotos terem conseguido no Jamor o seu maior troféu no futebol português.

Taça Portugal: V. Guimarães venceu Benfica na única final entre ambos

O único triunfo da equipa minhota, a 26 de maio de 2013, na sua sexta final, foi, em contrapartida, simbolismo de uma das mais difíceis temporadas no futebol do Benfica, que perdeu em menos duas semanas campeonato, Liga Europa e Taça.

Então no único jogo de final que opôs os dois emblemas, o Benfica treinado por Jorge Jesus chegou ao Jamor na tentativa de minimizar perdas, e o Guimarães, sob o comando de Rui Vitória, tentava entrar para a história.

Foi uma época muito difícil para o Benfica, que em pouco tempo perdia a liderança no Dragão (derrota por 2-1 a 11 de maio) e, de seguida, o campeonato, a Liga Europa (2-1 com o Chelsea, a 15 de maio) e a Taça, a 26 de maio (2-1), com Guimarães.

Esse jogo no Jamor agravou a ‘depressão’ em que se afundara a ‘nação benfiquista’, levando posteriormente a que o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, segurasse o treinador Jorge Jesus, que se manteria mais duas épocas, com sucesso.

Nessa final da Taça, o Benfica, que perdera com o FC Porto e Chelsea já nos descontos, esteve em vantagem com um golo de Nico Gaitán (30 minutos), mas na parte final do jogo caiu novamente por terra, com a reviravolta dos vimaranenses (79 e 81).

Mais do que uma final perdida pelas ‘águias’ foi o culminar de um interminável período em que poderia ganhar tudo e tudo perdeu, enquanto o Guimarães celebrava a sua primeira grande conquista, que juntava a uma supertaça, ganha em 1988.

O ambiente foi de tal forma tenso que já no final, com mais uma derrota para o Benfica, o internacional paraguaio Oscar Cardozo ‘atirou-se’ ao treinador Jorge Jesus, com um empurrão, tendo que ser separado pelos restantes elementos.

No domingo no Jamor muitos dos intervenientes são outros, mas nos dois lados ainda há quem tenha vivido essa final e tudo o que ela simbolizou, de parte a parte.

No Benfica desde logo o capitão Luisão, mas também André Almeida e Salvio, escolhas no onze titular de então, enquanto Paulo Lopes ou Jardel, que está lesionado, se sentaram no banco nas escolhas de Jesus (agora treinador do rival Sporting).

Rui Vitória, o técnico benfiquista também esteve lá, então como treinador do Guimarães, ainda longe de imaginar que, duas épocas mais tarde (2015/16), estaria a comandar o plantel da Luz.

No Guimarães o único ‘resistente’ desse plantel que venceu a Taça – com Rui Vitória agora do outro lado - é o guarda-redes brasileiro Douglas, o titular então da final e esta época escolha habitual de Pedro Martins.

Esta época será o quarto encontro entre os dois emblemas, depois das vitórias do Benfica em Guimarães, para o campeonato e Taça da Liga (ambos por 2-0), e na Luz, com um 5-0 que 'consumou' o 'tetracampeonato'.

A final de domingo, naquela que é a 77.ª edição da prova, tem início marcado para as 17:15, num jogo que terá arbitragem de Hugo Miguel, da associação de Lisboa.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?