loading

Crónica: Benfica empata dérbi no último minuto e atrasa Sporting

Benfica e Sporting empataram hoje 1-1 no dérbi da 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, com um golo de Jonas, aos 90 minutos, de grande penalidade, que deixou os ‘leões’ a dois pontos do líder FC Porto.

Crónica: Benfica empata dérbi no último minuto e atrasa Sporting

O 19.º golo do avançado brasileiro no campeonato ‘anulou’ o tento de Gelson Martins, aos 19 minutos, e manteve o tetracampeão Benfica na luta pelo título nacional, a três pontos dos ‘leões’ e a cinco dos ‘dragões’, que hoje foram vencer no terreno do Feirense, por 2-1.

O Sporting chegou cedo à vantagem, mas acabou por ceder perante a insistência do Benfica, cuja ineficácia quase quebrava o ciclo de jogos a marcar na I Liga no Estádio da Luz que dura desde 25 de outubro de 2015, quando os ‘leões’ venceram no recinto ‘encarnado’, por 3-0, na oitava jornada do campeonato de 2015/16.

O golo de Gelson Martins acabou por ser o dínamo do 301.º dérbi lisboeta, no qual os treinadores apostaram nos 'onzes' previsíveis e depois de uma fase inicial em que o Sporting procurava construir jogadas de ataque e o Benfica tentava aproveitar as bolas paradas, em ambos os casos sem sucesso.

Neste período, entre os lances mais ou menos inofensivos, contou-se uma incursão de Gelson Martins pela direita ‘verde e branca’, um remate de Krovinovic e alguns cruzamentos ‘encarnados’ na sequência de livres.

O ponto de viragem ocorreu aos 19 minutos, com o golo do Sporting, num cabeceamento de Gelson, que saltou mais alto do que Grimaldo, na pequena área ‘encarnada’, depois de um remate da esquerda de Fábio Coentrão, que assumiu a direção do extremo português ao ressaltar em Ruben Dias.

Em desvantagem, e perante a possibilidade de ficar a seis pontos dos rivais, o Benfica respondeu e até podia ter igualado, cinco minutos depois, através de um cabeceamento de Jardel, negado por Piccini em cima da linha de baliza do Sporting, após assistência de Salvio, que surgiu sozinho frente a Rui Patrício.

O Sporting parecia querer manter a postura construtiva, conseguindo visar a baliza benfiquista com remates de Bruno Fernandes e Acuña, aos 25 e 26, os dois defendidos por Bruno Varela, mas os tetracampeões ‘mandaram’ no resto da primeira parte.

Aos 34 minutos, Krovinovic, já na área ‘verde e branca’, enviou a bola à trave da baliza do Sporting, beneficiando de um ressalto em Fábio Coentrão a remate de Salvio, num lance em que os jogadores ‘encarnados’ reclamaram um ‘corte’ com a mão do lateral emprestado pelo Real Madrid.

O ímpeto benfiquista manteve-se e foi novamente personificado por Krovinovic, cujo remate, após defesa incompleta de Rui Patrício, saiu ao lado da baliza sportinguista.

Invertidos os papéis, o Sporting conseguiu, num ataque rápido, voltar à zona defensiva das ‘águias’, aos 42, quando Gelson Martins, correspondendo a uma desmarcação de Bruno Fernandes, surgiu perante Bruno Varela e falhou o ‘alvo’.

Já com a companhia do mexicano Raúl Jiménez, que entrou para o lugar de Pizzi, Jonas, o melhor marcador da I Liga, emergiu, numa luta que só levou de vencida aos 90, quando converteu a grande penalidade que deu o empate ao Benfica e o seu primeiro golo ao rival lisboeta, em quatro épocas.

Primeiro, aos 58, deu o aviso e rematou para defesa fácil de Rui Patrício, mas depois só não chegou ao golo graças aos cortes de Coates, aos 60, após cruzamento de André Almeida, e Piccini, aos 61, em novo lance contestado pelos benfiquistas – tal como viria a ocorrer pouco depois com uma intervenção de William Carvalho na área ‘verde e branca’.

Rafa, a segunda aposta de Rui Vitória durante o encontro, provocou novo lance de aflição na defesa ‘leonina’, com um cruzamento da direita desviado por Coates por cima da baliza de Rui Patrício.

O treinador do Benfica confirmou a importância do dérbi ao trocar para a última dezena de minutos o central Ruben Dias pelo médio João Carvalho, que depois de um minuto em campo ensaiou um potente remate de fora da área, que saiu ligeiramente acima da baliza.

O empate só surgiu aos 90 minutos, na conversão irrepreensível de Jonas, que deixou imóvel Rui Patrício, perante o ‘tiro’ para o seu lado direito, num lance que castigou o corte com a mão de Bataglia a remate de Rafa.

Além de quebrar o seu ‘jejum’ de golos frente ao Sporting, o golo de Jonas evitou ainda o primeiro desaire ‘encarnado’ em casa desde 12 de fevereiro de 2016, quando foi derrotado pelo FC Porto, por 2-1, na edição da I Liga de 2015/16, que viria a conquistar.

Nos descontos, Raúl Jiménez ainda tentou o golo, com um remate de ‘bicicleta’, que saiu ao lado da baliza ‘leonina’.

Programa da jornada

Sábado, 23 de Dezembro de 2017
V. Guimarães - Tondela, 0 - 1

Quarta-feira, 3 de Janeiro de 2018
Desp. Aves - Moreirense, 1 - 2
Marítimo - Desp. Chaves, 1 - 2
Boavista - Sp. Braga, 1 - 3
Rio Ave - Paços Ferreira, 4 - 2
Feirense - FC Porto, 1 - 2
Benfica - Sporting, 1 - 1

Quinta-feira, 4 de Janeiro de 2018
V. Setúbal - Estoril, 2 - 2
Portimonense - Belenenses, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?