loading

Crónica: Benfica oferece primeira parte mas acaba goleando o Rio Ave

Depois de ter terminado a primeira parte a perder por 1-0, o Benfica deu a reviravolta e acabou por vencer o conjunto vilacondense por 5-1.

Crónica: Benfica oferece primeira parte mas acaba goleando o Rio Ave

O conjunto de Vila do Conde, que vinha de um pesado desaire em Portimão (4-1), adiantou-se no jogo aos nove minutos, por Guedes, só que, depois de 45 minutos ‘anémicos', os tetracampeões não só deram a volta ao marcador, através de Jardel (48) e Pizzi (63), como ainda ‘faturaram’ por mais três vezes, graças a Jonas (71), Rúben Dias (83) e Raúl Jiménez (86).

Após ter falhado o ‘assalto' à liderança na ronda anterior, o Benfica igualou, com vantagem na diferença de golos, o Sporting no primeiro lugar, com 50 pontos, embora os ‘leões' apenas joguem no domingo, frente ao Estoril Praia, e tem agora um ponto de vantagem sobre o FC Porto, que hoje recebe o Sporting de Braga.

Ao contrário do que sucedeu na deslocação ao Restelo, em que João Carvalho surgiu no lugar deixado vago por Krovinovic, Rui Vitória optou, desta feita, por lançar Zivkovic, naquela que foi a única alteração operada pelo técnico relativamente à última ronda.

Contudo, o jogo não poderia ter começado da pior forma para os ‘encarnados', que ainda antes dos 10 minutos viram Guedes adiantar os vila-condenses, depois de Francisco Geraldes passar como quis por Pizzi e Fejsa, antes de cruzar para o cabeceamento certeiro do avançado.

De resto, o Rio Ave só não dilatou a vantagem, pouco depois, porque o poste ‘protegeu' Bruno Varela e devolveu uma ‘bomba' de João Novais, que levava ‘selo' de golo.

O Benfica ia sendo o ‘espelho' do que tem sido na maior parte da temporada, uma equipa previsível e sem capacidade para ‘ferir' o adversário, sendo cada vez mais notório que a boa fase que atravessou teve um ‘rosto', por muito que Rui Vitória recuse a assumir: Krovinovic.

O médio croata era, provavelmente, o elemento mais dinâmico e que melhor sabia oferecer à equipa o que esta precisava e quando precisava, sendo que nem João Carvalho, nem Zivkovic têm o perfil do jogador contratado ao Rio Ave.

Com um Pizzi em claro sub-rendimento, acrescentando pouco em termos ofensivos (muitos passes simples falhados, apesar do golo) e quase nada no momento defensivo, o Rio Ave foi dono e senhor da primeira parte, parecendo ser a equipa ‘grande', dada a qualidade e personalidade bem vincada que Miguel Cardoso defende para a sua formação.

Já depois de perder Salvio, que foi rendido por Rafa devido a lesão, os ‘encarnados' viram Cássio opor-se de forma decisiva a um livre de Cervi - o melhor jogador em campo-, enquanto do lado oposto Rúben Dias foi providencial a antecipar-se a Barreto, quando este se ia isolar perante Bruno Varela.

Em cima do intervalo, Jonas ainda ameaçou o golo, mas o remate, que foi desviado no momento certo, foi o ‘cartão de visita' de uma primeira parte demasiado modesta para uma equipa que luta por títulos e que ambiciona o inédito pentacampeonato.

Nem de propósito, foi um Benfica completamente transfigurado para melhor aquele que regressou dos balneários e se apresentou perante os mais de 53.000 espetadores que estiveram na Luz, iniciando a recuperação através do ‘capitão' Jardel, que completou 200 partidas de ‘águia' ao peito.

A reviravolta começava a parecer uma possibilidade atingível e assim foi quando Grimaldo e Jonas combinaram, antes de o avançado oferecer o quinto golo da época a Pizzi e reduzir os níveis de ansiedade das bancadas.

Jonas, o ‘artilheiro' do campeonato, não quis ficar em ‘branco' e também ele fez o ‘gosto' ao pé, pelo 10.º jogo seguido, surgindo no local certo para aproveitar um cabeceamento de Jardel e anotar o seu 25.º tento na prova.

O avançado brasileiro ficaria perto do ‘bis', antes de ser rendido por Raúl Jiménez, mas foi o jovem Rúben Dias que se estreou a marcar pela equipa no campeonato, dando a melhor sequência a um canto de Pizzi, naquele que foi o terceiro golo de bola parada dos ‘encarnados' no jogo.

O Rio Ave era, nesta altura, uma equipa totalmente ‘desfeita' e, depois do que sucedeu nos primeiros 45 minutos, nada fazia prever que houvesse uma margem tão dilatada no resultado, que foi fechado por Raúl Jiménez, o autor da ‘mão cheia' de golos benfiquista.

Programa da jornada

Sábado, 3 de Fevereiro de 2018
Benfica - Rio Ave, 5 - 1
FC Porto - Sp. Braga, 3 - 1

Domingo, 4 de Fevereiro de 2018
Tondela - Moreirense, 1 - 2
Feirense - Desp. Chaves, 1 - 2
Estoril - Sporting, 2 - 0
V. Guimarães - Paços Ferreira, 3 - 2

Segunda-feira, 5 de Fevereiro de 2018
Marítimo - Portimonense, 0 - 3
V. Setúbal - Belenenses, 3 - 0

Terça-feira, 6 de Fevereiro de 2018
Desp. Aves - Boavista, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?