loading

Crónica: Benfica complica apuramento com empate 1-1 na Luz com PAOK

O Benfica complicou hoje o apuramento para a Liga dos Campeões de futebol, ao consentir um empate a um golo na receção ao PAOK, na primeira mão do 'play-off', disputada no Estádio da Luz.

Crónica: Benfica complica apuramento com empate 1-1 na Luz com PAOK

Na noite quente da Luz, a equipa comandada pelo treinador Rui Vitória - hoje sem o habitual titular Salvio - ficou a dever a si própria uma vitória e uma margem mais confortável sobre o vice-campeão grego, face ao gritante desperdício de ocasiões claras de golo, e acabou castigada sem surpresa pelo pragmatismo do adversário.

Muito superior ao 'cinzento' Fenerbahçe que o Benfica ultrapassara na terceira pré-eliminatória, o PAOK mostrou o porquê de ter já deixado Basileia e Spartak Moscovo pelo caminho. Bem organizados pelo técnico Razvan Lucescu, os gregos foram sempre um adversário incómodo, muito objetivo e com a ambição a fluir nas iniciativas de Pelkas, Crespo e (o decisivo suplente) Warda.

Com apenas cinco minutos de jogo, os adeptos do Benfica já gritavam golo por causa de Gedson Fernandes, mas o jovem médio viu ser-lhe assinalado fora de jogo. O aviso mereceu resposta quase imediata dos helénicos, que não hesitaram em assumir algum controlo e ameaçaram por Prijovic e Cañas.

Depois de uma fase mais incaracterística e com o jogo dividido, o Benfica 'despertou' e imprimiu outra velocidade ao encontro. Com Pizzi - o médio que se tornou goleador nesta época - a distribuir e finalizar quase em simultâneo, assistiu-se então a uma sucessão de oportunidades clamorosas, perdidas na ineficácia 'encarnada'.

Foi já após a fase de maior assédio do Benfica à baliza de Paschalakis que surgiu finalmente o golo. Uma grande penalidade a castigar uma falta sobre Gedson Fernandes na área foi bem aproveitada por Pizzi para se redimir das anteriores tentativas e dar vantagem ao Benfica já em tempo de descontos sobre o intervalo.

O golo galvanizou o Benfica para uma entrada mais forte no segundo tempo, com Ferreyra e Grimaldo, ambos em dose dupla, a testarem em poucos minutos a atenção do guarda-redes grego. Nesse período, Lucescu lançara já Warda, uma 'cartada' que se revelaria determinante para a história da partida.

A pressão do Benfica começou a deixar o jogo mais aberto. E se é verdade que esteve perto por várias vezes do segundo golo, é igualmente certo que revelou espaços que o PAOK não rejeitou e soube aproveitar em pleno.

Após alguns contra-ataques e outras transições rápidas, o empate que penalizava o desacerto do Benfica chegou num livre. Varela subiu mais alto do que todos e cabeceou à trave, com a recarga a cair nos pés de Warda. Ato contínuo, o número 74 da equipa grega finalizou com um remate seco e sem hipóteses para Odisseas Vlachodimos.

À aposta em Rafa Silva juntaram-se de seguida as entradas de Seferovic e João Félix. As tentativas de Rui Vitória quase eram premiadas, mas, tal como se vira em tantos outros lances, a ineficácia andou sempre a par dos jogadores do Benfica.

O Benfica parte agora em desvantagem para a segunda mão do 'play-off' com o PAOK, que se disputa na Grécia no dia 29, e corre o risco de falhar a Liga dos Campeões e ser relegado para a Liga Europa.

Programa da jornada

Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
Benfica - PAOK, 1 - 1
BATE Borisov - PSV, 2 - 3
Crvena Zvezda - RB Salzburg, 0 - 0

Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018
Ajax - Dynamo Kyiv, 3 - 1
Young Boys - Dinamo Zagreb, 1 - 1
Fehérvár FC - AEK, 1 - 2

Terça-feira, 28 de Agosto de 2018
Dynamo Kyiv - Ajax, 0 - 0
Dinamo Zagreb - Young Boys, 1 - 2
AEK - Fehérvár FC, 1 - 1

Quarta-feira, 29 de Agosto de 2018
RB Salzburg - Crvena Zvezda, 2 - 2
PSV - BATE Borisov, 3 - 0
PAOK - Benfica, 1 - 4

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?