loading

Atletismo: Principais maratonas mundiais juntas no financiamento contra antidoping

Seis das principais maratonas do mundo anunciaram hoje um novo financiamento para o programa antidoping promovido pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), um órgão independente criado em 2017 pela federação internacional (IAAF), para investigar casos de doping.

Atletismo: Principais maratonas mundiais juntas no financiamento contra antidoping

As ‘Maiores’, uma associação de seis das principais maratonas do mundo - Tóquio, Boston, Chicago, Nova Iorque, Berlim e Londres -, anunciaram em comunicado o financiamento do programa antidoping “revolucionário” da IAU, visando a sua promoção “a níveis de exigência mais elevados”.

A IAU promove desde 2017 testes, investigações e processos para o combate ao doping, corrupção e fraude no mundo do atletismo.

A participação financeira das Maiores será de “várias centenas de milhares de euros por ano”, embora a organização não tenha divulgado o montante exato, e “irá permitir o aumento dos meios de investigação visando os melhores maratonistas do mundo”.

“O investimento irá permitir melhorar a investigação aos maratonistas, afim de melhor identificar os riscos, e estabelecer um plano de controlo de doping sobre um atleta em determinado momento”, declarou o diretor da AIU, Brett Clothier.

Nos últimos anos, o atletismo tem sido marcado por vários escândalos de doping e a maratona foi afetada recentemente pelas suspensões das estrelas quenianas Rita Jeptoo (três vitórias em Boston e duas em Chicago) e Jemima Sumgong (vitória em Londres e nos Jogos Olímpicos Rio2016).

“O combate ao doping é uma prioridade para nós, como organizadores das maiores maratonas do mundo, sendo absolutamente vital manter a integridade das nossas corridas”, disse o diretor da Maratona de Londres, Hugh Brasher.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?