loading

Algarve Cup: Itália bate Noruega e qualifica-se para a segunda final seguida

A seleção italiana de futebol feminino somou hoje a segunda vitória em dois jogos na 28.ª edição da Algarve Cup, ao bater a congénere da Noruega (2-1), no Estádio Algarve, apurando-se para a final do torneio.

Algarve Cup: Itália bate Noruega e qualifica-se para a segunda final seguida

Com golos de Valentina Giacinti (10 minutos) e Arianna Caruso (28), que tiveram resposta de Celin Ildhusoy (45+3), a Itália confirmou a sua segunda presença seguida em finais da competição, embora a de 2020 não tenha sido disputada.

O jogo com a Alemanha, que definiria o vencedor da anterior edição da Algarve Cup (em 2021 não se realizou), foi na altura cancelado devido à necessidade de as italianas partirem para o seu país, prestes a fechar o seu espaço aéreo no início da pandemia de covid-19.

A Itália, com seis pontos, fica agora à espera do outro finalista para o encontro da próxima quarta-feira, no Municipal de Lagos, a conhecer após o Portugal-Suécia, que se joga ainda hoje, às 17:05, no Estádio Algarve.

Com Portugal e Suécia empatados em pontos (três), bastará o empate às escandinavas, que ainda não se estrearam na Algarve Cup mas têm melhor diferença de golos, depois de lhes terem sido atribuídos três pontos e vitória por 3-0 relativos ao jogo com a Dinamarca, a qual abandonou o torneio devido a um surto de covid-19.

Ao cabo de 10 minutos equilibrados e sem momentos de perigo, as italianas, que vinham de um triunfo sobre a Dinamarca (1-0), colocaram-se na frente do marcador, no primeiro remate da partida: Valentina Giacinti respondeu bem de primeira, à meia volta, com o pé direito, a um cruzamento da direita de Barbara Bonansea.

O jogo prosseguiu sem grandes mudanças, com a Itália a revelar-se muito eficaz ao aumentar a diferença no seu segundo remate, perto da meia hora: a 'capitã' Cristiana Girelli descobriu a média Arianna Caruso dentro da área, que rodopiou e atirou a contar.

Só no último quarto de hora é que a Noruega (batida por Portugal por 2-0 na quarta-feira), mais pressionante, conseguiu incomodar a defensiva italiana, primeiro numa ameaça de Frida Maanum (38) e, já nos descontos, com o golo de Celin Ildhusoy (45+3), que surgiu isolada após contra-ataque e não desperdiçou.

No segundo tempo, as nórdicas (15.ªs do 'ranking' mundial) continuaram a ter mais bola, sentindo, porém, bastantes dificuldades em visar a baliza da Itália (12.ª), que podia ter aumentado a vantagem aos 59 minutos, com Giacinti, em boa posição na área, a atirar fraco e à figura.

Nas duas únicas ameaças norueguesas, Frida Maanum atirou às malhas laterais e Guro Reiten, após contra-ataque, obrigou a guardiã italiana a esticar-se para defender para canto.

As italianas baixaram as suas linhas, face à pressão final da Noruega, e garantiram a vitória e o acesso, muito festejado no relvado, à final da Algarve Cup.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?