loading

Lusitânia: Câmara de Angra disponibiliza financiamento de 80 mil euros na próxima semana

O financiamento de 80 mil euros que a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo atribui este ano para apoio à actividade desportiva do Lusitânia deverá estar disponível na próxima semana, disse à Agência Lusa a presidente da autarquia.

Devido a problemas financeiros, a Comissão Executiva do Lusitânia, um dos mais emblemáticos clubes Açores, deu segunda feira por terminada a actividade desportiva do clube, admitindo avançar nos próximos dias com o processo tendente à declaração de insolvência.

A presidente da Câmara de Angra, Andreia Cardoso, adiantou que a proposta de atribuição de 80 mil euros ao Lusitânia vai ser debatida em reunião de vereação prevista para segunda feira, podendo estar disponível durante a próxima semana.

A autarca admitiu que o financiamento possa contribuir para ajudar a resolver os problemas mais imediatos do clube, permitindo, nomeadamente, assegurar a participação das equipas do Lusitânia envolvidas na Liga profissional de basquetebol e na Série Açores da III divisão de futebol.

Declarou porém ter “muitas dúvidas sobre a possibilidade'' de sobrevivência do clube, face à ''complexidade'' da situação financeira com que se debate.

O Lusitânia é um ''clube com muitos anos de história e com um papel relevante na construção da sociedade'' de Angra, sendo ''coletividade de referência para os angrenses e comunidade em geral'', afirmou Andreia Cardoso, ao destacar a grande perda que constituirá o seu possível encerramento.

A autarca considerou, também, que a situação a que chegou o clube não é alheia aos ''muitos anos de algum distanciamento dos sócios face à sua gestão'', realçando o facto de as ajudas camarárias nunca ter faltado.

''Nos últimos oito anos, a Câmara de Angra atribuiu ao Lusitânia cerca de 800 mil euros, o que se traduz numa média anual de apoios de 100 mil euros'', precisou.

Apesar do anúncio da suspensão da actividade desportiva avançado pela Comissão Executiva os próximos jogos em casa das equipas do Lusitânia deverão realizar-se, uma vez que os respetivos grupos de trabalho aceitaram continuar a jogar sem receber contrapartidas.

A falta de financiamento poderá porém afetar a presença em provas programadas para fora da ilha Terceira, disse fonte do clube.

Apesar de ter baixado nos últimos dois anos de 4,5 para cerca de três milhões de euros, a dívida do clube supera em muito o seu património, avaliado em 1,5 milhões, e os credores do clube pretendem proceder à execução de penhoras.

Fundado em junho de 1922, o Lusitânia agrega cerca de 500 atletas e foi a primeira equipa açoriana a ingressar nos campeonatos nacionais de futebol (época 1978/79).

O clube conquistou por 21 vezes o campeonato açoriano de futebol e obteve 38 títulos de Campeão da Ilha Terceira na mesma modalidade.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?