loading

Lusitânia dos Açores suspende atividade desportiva

A Comissão Executiva do Lusitânia deu hoje por terminada a actividade desportiva do clube, um dos mais emblemáticos dos Açores, avançando nos próximos dias com o processo tendente à declaração de insolvência.

''Por iniciativa dos atletas, as equipas do Lusitânia envolvidas na Liga profissional de basquetebol e na série Açores da III divisão de futebol ainda poderão participar em algum jogo, mas o clube não dispõe de meios para garantir a presença em competição'', declarou à Agência João Meneses, porta-voz da Comissão Executiva.

O dirigente do clube de Angra do Heroísmo explicou que a decisão de encerramento da actividade desportiva decorre da persistente recusa de uma instituição bancária em renegociar a dívida do Lusitânia, confrontado com um ''bloqueio completo das suas receitas''.

Segundo referiu, o processo para a declaração judicial de insolvência vai começar a ser tratado nos próximos dias por um jurista do clube.

Apesar de ter baixado nos últimos dois anos de 4,5 para cerca de três milhões de euros, a dívida do clube supera em muito o seu património, avaliado em 1,5 milhões de euros, e os credores do clube pretendem proceder à execução de penhoras.

Fundado em junho de 1922, o Lusitânia agrega um total de cerca de 500 atletas e foi a primeira equipa açoriana a ingressar nos campeonatos nacionais de futebol (época 1978/79).

O clube conquistou por 21 vezes o campeonato açoriano de futebol e obteve 38 títulos de campeão da Ilha Terceira na mesma modalidade.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?