loading

Basquetebol: Portugal vence Grécia e mantém segundo lugar do grupo para o Europeu-2023

A seleção portuguesa feminina de basquetebol venceu hoje a Grécia, por 66-60, em jogo da quinta jornada da fase de qualificação para o EuroBasket-2023, mantendo o segundo lugar e as aspirações de seguir em frente.

Basquetebol: Portugal vence Grécia e mantém segundo lugar do grupo para o Europeu-2023

Com este resultado, Portugal mantém o segundo lugar, agora com oito pontos, e ‘encosta-se’ à líder Grécia, com nove, que somava até hoje por vitórias o número de jogos disputados.

Na próxima jornada a ‘equipa das quinas’ desloca-se a Manchester para defrontar a Grã-Bretanha, terceira classificada com sete pontos, que hoje venceu a Estónia por esclarecedores 100-45.

Com 32 pontos, seis ressaltos e quatro assistências, Maria Correia foi considerada da 'MVP' do encontro, seguida da grega Mariela Fasoula, com 27 pontos, 12 ressaltos e uma assistência.

A formação portuguesa entrou mais forte no jogo, a aproveitar bem as lacunas helénicas e chegou ao final o primeiro quarto a vencer (13-9) graças à 'mão quente' de Maria Correia, autora de sete pontos.

Do lado grego o destaque ia para Mariella Fasoula, com os mesmos pontos que a atleta lusa no final do primeiro período. Graças a ela, as forasteiras mantiveram alguma proximidade no marcador e, simultaneamente, os olhos na vitória.

Com o intuito de quebrar as marcações, o selecionador nacional Ricardo Vasconcelos desde cedo começou a rodar a equipa. A título de exemplo, a meio do segundo parcial apenas Marcy Gonçalves não tinha entrado.

A praticar um basquetebol mais direto e a aproveitar a maior estatura, as comandadas de Petros Prekas procuraram surpreender as portuguesas em jogadas de contra-ataque, contudo no momento da finalização mostraram-se desacertadas o que permitiu à ‘equipa das quinas’ avolumar o resultado e chegar ao intervalo a vencer por oito pontos (30-22).

A mobilidade e a velocidade portuguesas iam disfarçando os erros cometidos. Na primeira sofreu 16 ‘turn-overs’, sendo que, corrigindo essa lacuna, seria meio caminho para a vitória.

O intervalo acabou por revelar-se revigorante, Portugal entrou a 'todo o gás', e os 11 pontos de vantagem (44-33) a pouco mais de dois minutos do final do terceiro quarto mostravam que o triunfo frente às líderes do grupo era claramente possível.

As gregas ainda conseguiram reduzir para seis a diferença, sendo que o último período acabaria por ser decisivo no desfecho do jogo.

As helénicas aumentaram a agressividade, tornando o jogo mais físico. Isso criou fortes condicionantes à estratégia lusa e permitiu que as adversárias se aproximassem perigosamente no marcador, sendo que a cinco minutos do final o ponto conquistado por Mariella Fasoula deixou o resultado a apenas um (52-51).

A mesma jogadora viria a colocar a Grécia na condição de vencedor (53-52), na sequência de dois lançamentos livres.

Contudo a noite era claramente portuguesa e depois de Sofia Silva ter recolocado ‘equipa das quinas' a vencer, a liderança do jogo manteve-se inalterada cabendo a inevitável Maria Correia selar o resultado: 66-60.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?