loading

Râguebi: Seleção sevens em Cracóvia para garantir Paris-2024

A seleção portuguesa de râguebi sevens espera sair dos Jogos Europeus de Polónia com o apuramento ou a esperança de estar nos Jogos Olímpicos, enquanto a feminina aspira atingir os quartos de final em Cracóvia.

Râguebi: Seleção sevens em Cracóvia para garantir Paris-2024

“Os nossos objetivos para estes Jogos Europeus passam por estar na luta por uma qualificação direta para o torneio olímpico ou para a repescagem de julho do próximo ano”, assumiu, à Lusa, o selecionador Frederico Sousa.

O vencedor do torneio em Cracóvia apura diretamente para Paris2024, enquanto o segundo e terceiro vão disputar, em 2024, um torneio de repescagem olímpica.

“Seria importante mantermo-nos na luta pela repescagem ou eventual apuramento direto. Para o râguebi nacional e para o Comité Olímpico de Portugal seria algo gratificante e determinante para cimentar a imagem do râguebi nacional, em especial com a participação nos Jogos Olímpicos, que é sempre importante”, reforçou.

Na Poule C, Portugal defronta domingo a Lituânia e Roménia, fechando na segunda-feira frente à Grã-Bretanha.

Paralelamente, e como lidera uma “equipa jovem”, entende ser “importante” dar mais “tempo, minutos e experiência” aos seus pupilos, num evento que valoriza pela vivência do “ambiente e tudo o que rodeia as outras modalidades”.

A ambição da seleção feminina, comandada por João Moura, é a de “tentar chegar o mais longe possível”, sendo que o técnico assume que Portugal está inserido num “grupo acessível para alcançar os quartos de final”.

“Sabemos que cada partida tem uma história e no sevens pode haver surpresas. O nosso foco está em tentar chegar o mais longe possível e tentar ir jogo a jogo”, esclareceu.

No Grupo B, Portugal joga domingo com a Alemanha e Polónia, defrontando a Turquia na segunda-feira.

João Moura defende que a integração da modalidade no programa dos Jogos Europeus é “fundamental” para o sevens, uma vez que a convivência numa missão olímpica permite aos seus agentes desportivos aproximarem-se de “tudo o que acontece ao mais alto nível”.

“Permite-nos conhecer outras realidades, perspetivas e formas de trabalhar. Esperamos que o nosso desempenho ajude a inspirar futuras gerações para também se aproximarem do râguebi”, completou.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?