loading

"No banho, os meus colegas disseram-me: 'Tu não podes fazer isso assim'... Eu fiquei assustado

O mundo do futebol é muito mais do que golos, dribles e táticas. Por vezes, os jogadores enfrentam desafios que vão para além das quatro linhas, como as diferenças culturais que surgem quando mudam de país para jogar.

"No banho, os meus colegas disseram-me: 'Tu não podes fazer isso assim'... Eu fiquei assustado
James Rodriguez

"Lá todos comem com a mão, isso foi difícil para mim", recorda ex-FC Porto.

Um exemplo recente disso é o talentoso médio colombiano James Rodríguez, atualmente ao serviço do São Paulo, que partilhou algumas experiências marcantes sobre a sua passagem pelo Catar, onde esteve ao serviço do Al-Rayyan.

A vida de um jogador de futebol profissional pode ser uma montanha-russa de emoções e desafios, especialmente quando se aventuram em ligas e países diferentes.

James Rodríguez, conhecido pelos seus feitos no FC Porto e por representar a seleção colombiana em várias competições internacionais, decidiu partilhar um pouco da sua jornada cultural enquanto jogava no Catar.

Numa entrevista recente ao Globo Esporte, Rodríguez revelou que a sua experiência no Catar não foi apenas sobre futebol: "A vida e a cultura no Catar são muito difíceis", disse o jogador colombiano, destacando os desafios que enfrentou ao tentar adaptar-se a um ambiente culturalmente distinto.

Uma das peculiaridades mencionadas por James Rodríguez foi a prática comum de tomar banho no futebol, onde todos ficam nus. Contudo, o jogador colombiano compartilhou uma situação desconcertante.

"Sabe que todos ficam nus no futebol quando tomam banho, mas os meus colegas de equipa disseram-me: 'Tu não podes fazer isso assim'... Eu fiquei assustado", começou por revelar o atual jogador do São Paulo.

Outro aspeto cultural que gerou estranheza em Rodríguez foi a tradição de comer com as mãos, algo comum em muitas regiões do Médio Oriente.

"Lá todos comem com a mão, isso foi difícil para mim. Eles partilharam comigo e eu disse, 'Não, obrigado'", lembra o internacional colombiano.

"Eu pedi talheres e eles disseram-me: 'Não, com a sua mão' e eu respondi: 'Vocês são loucos, eu não vou comer com a mão'", disse ainda James Rodríguez.

Apesar dos obstáculos, Rodríguez não se deixou abalar, mantendo o seu foco no futebol e na sua carreira. Atualmente, o colombiano é uma figura proeminente no São Paulo, onde tem sido peça-chave nas aspirações da equipa no cenário desportivo brasileiro.

O São Paulo tornou-se um capítulo vital na carreira de James Rodríguez, proporcionando-lhe uma plataforma para exibir o seu talento e experiência num contexto sul-americano.

O médio/extremo colombiano não só se adaptou com sucesso ao ambiente brasileiro, mas também se tornou uma figura admirada pelos adeptos e respeitada pelos colegas de equipa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?