loading

"Não vale a pena continuar a bater no ceguinho. O que resta a dizer é 'obrigado' e 'adeus'"

O Benfica enfrenta atualmente um período de instabilidade, com o treinador alemão Roger Schmidt sob intenso escrutínio e críticas crescentes quanto à sua permanência no comando técnico das águias.

"Não vale a pena continuar a bater no ceguinho. O que resta a dizer é 'obrigado' e 'adeus'"
Expresso

"Nada, nem ninguém, pode estar acima do Benfica", observou Mauro Xavier.

Roger Schmidt, que já foi objeto de elogios por parte dos adeptos encarnados no passado, agora está no centro de uma tempestade devido aos resultados abaixo das expectativas e ao desempenho inconsistente da equipa encarnada, quer a nível interno, quer fora de portas.

Essa situação tem alimentado o descontentamento entre os adeptos benfiquistas, que têm expressado a sua insatisfação de várias formas, desde assobios nas bancadas da Luz até tarjas exigindo a saída de Roger Schmidt no final da temporada atual.

Apesar da conquista recente da Supertaça Cândido de Oliveira, o Benfica tem falhado em outras competições, o que aumentou a pressão sobre o treinador alemão.

"Em três anos, o Benfica conquistou dois dos 12 troféus em jogo. O mínimo exigido é 50%"

Face à época aquém das expetativas que o Benfica tem vindo a fazer, o comentário de Mauro Xavier, conhecido adepto do Benfica, na sua coluna de opinião no jornal 'Record', reflete a insatisfação generalizada que se faz sentir nos corredores da Luz.

Mauro Xavier começou por criticar o conformismo implícito na frase repetida por diversas vezes durante a época por Roger Schmidt: "Temos de saber aceitar o resultado", considerando que essa postura do técnico alemão não condiz com a exigência dos adeptos benfiquistas.

"Esta frase, tantas vezes repetida por Schmidt, ecoa um conformismo que nenhum adepto do Benfica pode, ou deve, tolerar. As desculpas e lugares-comuns já não são suficientes para ocultar a realidade de uma temporada falhada", começou por escrever o adepto do Benfica.

"Quanto ao treinador alemão, estamos falados: não vale a pena continuar a bater no ceguinho, quando tudo o que resta a dizer é 'obrigado' e 'adeus'", assumiu Mauro Xavier.

O adepto encarnado também direcionou as suas críticas à administração encarnada, liderada por Rui Costa, destacando a falta de títulos conquistados nos últimos anos e a necessidade de resultados mais consistentes na Luz.

"O pedido de união de Rui Costa, em novembro, não pode encobrir os factos: depois de três anos de mandato, o clube conquistou dois dos 12 troféus em jogo a nível nacional. O mínimo exigido é vencer 50% dos campeonatos em cada mandato. A entrar no último ano, o Benfica não tem margem para errar", observou.

"Não podemos confundir projeto desportivo com treinador x ou jogador y. Nada, nem ninguém, pode estar acima do Benfica. Não temos de aceitar vender os nossos melhores quando o dinheiro é desperdiçado em erros de casting", acrescentou.

Mauro Xavier abordou ainda as questões relacionadas com as contratações e à aposta na formação das águias, expressando preocupação com algumas escolhas e o distanciamento da identidade benfiquista.

"Às contratações questionáveis, juntou-se um abrandamento da aposta na formação. Fora António Silva e João Neves, vimos o clube a optar por soluções externas que nem sempre se mostraram superiores ao ouro do Seixal", destacou.

No entanto, e apesar de reconhecer a facilidade em atribuir culpa exclusivamente ao treinador, Mauro Xavier enfatizou a importância de reconhecer a realidade de que o Benfica, apesar de seus recursos, tem falhado em alcançar os mesmos níveis de sucesso que seus rivais diretos.

"Embora seja fácil apontar o dedo ao treinador, é essencial reconhecermos a realidade: em vez de adicionarmos a quarta estrela ao nosso emblema, vimos o Porto conquistar a terceira e, agora, o Sporting a segunda. Com mais recursos, o Benfica consegue fazer pior do que os seus adversários", destacou o também comentador desportivo.

Por fim, Mauro Xavier concluiu o seu comentário com um apelo a Rui Costa, para reconhecer e corrigir os erros que têm minado o desempenho da equipa encarnada, enfatizando a necessidade de uma gestão mais assertiva e voltada para o sucesso desportivo.

"Infelizmente, não existe qualquer correlação entre paixão e gestão. O presidente conta com todas as condições necessárias para nos liderar nas vitórias que desejamos, mas há erros que não podemos aceitar. Acorda Benfica", rematou Mauro Xavier.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?