loading

"Dá a ideia de que Schmidt está cansado do clube. Se ele ama o Benfica, devia sair"

O Benfica despediu-se esta quinta feira das competições europeias, depois de ter perdido no desempate por grandes penalidades diante do Marselha, nos quartos de final da Liga Europa.

"Dá a ideia de que Schmidt está cansado do clube. Se ele ama o Benfica, devia sair"
SL Benfica

"Este treinador, efetivamente, está a ser um problema pesado para o Benfica", frisou antigo vice-presidente dos encarnados.

A eliminação do conjunto encarnado ressaltou as fraquezas e desafios enfrentados pela equipa liderada por Roger Schmidt e acentuou as criticas que já se faziam sentir sobre o técnico alemão.

O único tento da partida, marcado por Moumbagna na segunda metade do jogo, foi suficiente para garantir a vitória aos marselheses, que vinham de uma série de cinco derrotas consecutivas.

Roger Schmidt, após várias alterações na equipa em relação ao jogo anterior contra o Moreirense, para o campeonato português, optou por resgatar o onze que tinha utilizado diante do Marselha, no encontro da primeira mão realizado na Luz, contudo a estratégia defensiva adotada por Schmidt não conseguiu manter a equipa lisboeta na competição europeia.

"Sou a favor da estabilidade, mas isto pisou todas as linhas possíveis e imagináveis"

Com a eliminação, o foco dos adeptos e da estrutura do Benfica agora centra-se na luta pela conquista do campeonato nacional, embora a margem para reconquistar o título seja significativamente mais estreita, especialmente com o Sporting mantendo uma vantagem considerável na liderança da tabela classificativa.

As críticas à prestação das águias em solo francês não se fizeram esperar, destacando-se as vozes de figuras outrora ligadas ao clube, como Varandas Fernandes, antigo vice-presidente dos encarnados entre 2012 e 2021.

Varandas Fernandes expressou a sua preocupação com o estado atual do clube, apontando a necessidade de uma reação imediata por parte da direção liderada por Rui Costa.

No entanto, as críticas dirigidas a Roger Schmidt, técnico que tem a porta de saída da Luz cada vez mais aberta, foram particularmente incisivas, com o antigo dirigente encarnado a enfatizar a necessidade de uma mudança de rumo na Luz.

"Obviamente que isto é um fracasso que tem várias questões, por exemplo as escolhas erradas. Este treinador, efetivamente, está a ser um problema pesado para o Benfica. Sou a favor da estabilidade, mas isto pisou todas as linhas possíveis e imagináveis", começou por referir Varandas Fernandes, em declarações a 'Bola Branca'.

"Dá a ideia de um cansaço. Dá a ideia de que o nosso treinador está cansado do clube, não é? Os nossos jogadores estão ausentes. Se ele ama o Benfica, ele devia sair do Benfica", enfatizou.

A falta de explicação por parte de Roger Schmidt no final do encontro, em relação às suas decisões táticas e o aparente desinteresse em justificar as opções tomadas geraram ainda mais descontentamento entre os adeptos encarnados, especialmente em Varandas Fernandes, que afirma que o técnico alemão está a afrontar os sócios.

"Ele é funcionário do clube, ele está a ser pago por todos nós, por todos os sócios, pela família benfiquista. Ele tem de dar justificações porque tem determinadas opções. Se não quer dar e diz que não as quer dar, está a afrontar os sócios", observou.

Face a esta situação, mais uma a juntar a tantas outras protagonizadas por Roger Schmidt em conferências de imprensa, Varandas Fernandes salientou a importância de uma gestão estratégica e assertiva para evitar retrocessos tanto desportivos quanto financeiros.

"Têm de reagir. Há que ter coragem de mudar para dar passos certos e deixar de ter escolhas erradas. São sucessivas desilusões, derrotas atrás de derrotas que não têm justificação", criticou.

"Não há justificação externa. Há aqui um ambiente que estou a sentir, como benfiquista, e que se respira dentro do Benfica que não é saudável", assumiu o antigo dirigente encarnado.

Para Varandas Fernandes, a solução não passa apenas pelo despedimento de Roger Schmidt, mas sim por uma mudança de abordagem e pela preparação antecipada para a próxima época, de forma a evitar retrocessos financeiros e desportivos no clube.

"É uma questão de inadaptação ao momento do Benfica. Ele não é o que os sócios querem. Queremos um treinador com chama, garra, que perceba o que se está a passar no campo. As demonstrações que temos tido vão em sentido contrário", frisou.

"Se não começarmos desde já a preparar a próxima época, vamos por um mau caminho, porque é evidente que os resultados desportivos vão acabar por ter implicação na gestão financeira e eu não queria ver o meu clube voltar para trás. Começo a ficar preocupado com o que se está a passar", finalizou.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?