loading

FIFA: Federação inglesa vai abster-se nas eleições para o Comité Executivo

A Federação Inglesa de Futebol (FA) anunciou hoje que vai abster-se nas próximas eleições para o Comité Executivo da FIFA, na sequência das suspeitas de suborno na atribuição do Mundial2022 ao Qatar.

FIFA: Federação inglesa vai abster-se nas eleições para o Comité Executivo

Citado pelas agências internacionais, o presidente da FA, David Bernstein, disse que as recentes suspeitas de suborno entre alguns membros do Comité Executivo “tornam difícil o apoio a qualquer dos candidatos”.

Presidente da FIFA desde 1998, Joseph Blatter vai candidatar-se a novo mandato nas eleições marcadas para 01 de junho, concorrendo desta vez com Mohamed bin Hamman, do Qatar, o anfitrião do Mundial de 2022 e alvo de suspeitas por parte dos ingleses.

Sobre esta polémica, Blatter garantiu que a FIFA vai ouvir a fonte do Sunday Times que denunciou ao jornal inglês subornos a responsáveis africanos do organismo mundial na votação para a organização do Mundial de 2022, ganha pelo Qatar.

Joseph Blatter confirmou que essa fonte será ouvida na sede do organismo, em Zurique, para ser avaliada a hipótese de ser instaurado um inquérito.

“O Sunday Times concordou em levar a fonte a Zurique para podermos discutir essas denúncias e, eventualmente, avançar com uma investigação”, confirmou Blatter.

A fonte do jornal inglês denunciou que os membros africanos do Comité Executivo da FIFA Issa Hayatou e Jacques Anouma terão recebido 1,5 milhões de dólares (mais de um milhão de euros) para votar na candidatura do Qatar.

Blatter rejeitou, para já, a hipótese de uma nova eleição para a sede do Mundial de 2022, defendendo que a investigação tem de avançar “passo a passo”.

O presidente da FIFA garantiu que o organismo “está ansiosamente a aguardar” por mais provas, para depois encaminhar o eventual processo para o Comité de Ética.

O mesmo dirigente defende que a situação deve ficar totalmente clarificada até 27 de maio, cinco dias antes das eleições na FIFA.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?