loading

Alexandre Mestre ouvido hoje na AR sobre faturas não contabilizadas

O secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, é ouvido hoje na Assembleia da República sobre as 687 faturas não contabilizadas do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), no valor de 6,78 milhões de euros.

A audição de Alexandre Mestre na reunião ordinária da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, presidida por José Ribeiro e Castro (CDS/PP), está programada para as 15h e o governante abordará ainda a política geral da Secretaria de Estado.

Alexandre Mestre acedeu ao convite da comissão parlamentar para explicar o caso das faturas do IDP por considerar que a questão deve ser abordada no Parlamento, onde, a 23 de agosto, o ministro Miguel Relvas denunciou que as faturas foram ''encontradas numa sala'' do IDP.

O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares comunicou ainda na Comissão de Educação, Ciência e Cultura que as faturas seriam enviadas para o Ministério Público e para o Tribunal de Contas, para instauração de inquéritos para apurar responsabilidades criminais.

O IDP confirmou a existência das faturas em comunicado emitido a 5 de setembro, explicando que pertencem a 176 fornecedores de ''serviços diversos'', como limpeza, eletricidade e obras no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

O organismo referiu que atravessa uma ''muito preocupante situação económica'' e adiantou que as 687 faturas não contabilizadas foram emitidas a partir de 2004, mas a maior parte são de 2008 a 2011.

Em comunicado, o IDP comunicou que foi aberto um inquérito interno - ainda a decorrer - e disponibilizou-se para comunicar ''brevemente'' o caso
ao Tribunal de Contas, Inspecção-Geral de Finanças e Direcção-Geral do Orçamento, salientando que uma eventual denúncia ao Ministério Público dependeria da conclusão do inquérito interno.

No documento, o IDP observou que ''todos os dias são recebidos'' no organismo, ''pessoalmente, por telefone e por e-mail, contactos de dezenas de fornecedores que reclamam o pagamento de faturas de bens fornecidos e serviços prestados''.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?