loading

Síntese: Últimas vagas nos oitavos da Liga Campeões para City e Schalke

O Manchester City e o Schalke 04, este em luta com o Sporting, no Grupo G, asseguraram hoje, na última ronda da fase de grupos, as duas últimas vagas nos "oitavos" da Liga dos Campeões.

Síntese: Últimas vagas nos oitavos da Liga Campeões para City e Schalke

No grupo G, o Sporting perdeu com naturalidade em Stamford Bridge, com o 3-1 para o Chelsea, ao mesmo tempo que, na Eslovénia, o Schalke 04 chegava à vitória, por 1-0 - a única conjugação de resultados que era favorável aos germânicos.

O "duelo a três" do Grupo E depressa ficou reduzido a uma "corrida a dois", já que o CSKA foi batido na Alemanha, por 3-0 pelo Bayern de Munique. Em Roma, decidia-se então tudo e o Manchester City levou a melhor, por 2-0, avançando também para os oitavos de final da principal competição de clubes da Europa.

Em Londres, o Sporting sabia que conseguia o apuramento se, pelo menos, empatasse no campo do líder do campeonato inglês. Só que o sonho começou a esfumar-se bem cedo, aos oito minutos, com Fabregas a converter uma grande penalidade, após falta do estreante Ricardo Esgaio sobre Filipe Luís.

Em Maribor, o empate persistia e o Sporting continuava a "sonhar", mesmo quando Schurle elevou para 2-0, aos 16 minutos. Jonathan Silva reduziu aos 50 e Obi Mikel fez o 3-1 final, aos 56, numa altura em que os portugueses se remetiam a "torcer" pela ajuda da equipa eslovena.

Ainda a pensar na qualificação para a Liga Europa, o que acontecia em caso de vitória, o Maribor foi impotente para travar os seus mais experientes adversários, que marcaram o seu único golo por Max Meyer, aos 62 minutos.

Com meia hora para jogar, "morria" o sonho da equipa "leonina", que assim caiu para a Liga Europa. O Sporting termina com sete pontos, atrás dos 14 do Chelsea e os oito do Schalke 04.

No Grupo E, e com o Bayern já apurado como primeiro, as outras três equipas entraram na sexta jornada "irmanadas" com cinco pontos.

A primeira a descolar foi o CSKA, que aos 17 minutos já perdia em Munique, cedendo no final por claros 3-0.

Tudo se decidia em Roma e Nasri foi o "herói" do jogo, marcando aos 60 minutos o golo que valeu o apuramento. Zabaleta fez o 2-0, aos 87, confirmando um apuramento “impensável”, de uma equipa que não ganhou nas quatro primeiras jornadas.

Apuram-se Bayern e City e a AS Roma vai para a Liga Europa.

O FC Porto, grande dominador do Grupo H, empatou em casa com o Shakhtar Donetsk (1-1), a outra equipa que também já tinha o apuramento garantido. Sem "stress", os "dragões" já pensam na receção ao Benfica para a I Liga portuguesa, que vale a liderança do campeonato. Stepanenko, aos 50 minutos, e Aboubakar, aos 87, fizeram os golos no Dragão.

Com a Liga Europa como prémio, o Athletic Bilbau ganhou ao BATE Borisov, por 2-0, confirmando o terceiro lugar, com sete pontos, distante dos 14 do FC Porto e dos nove do Shakhtar.

O primeiro lugar do Grupo F esteve em jogo em Barcelona e o Paris Saint-Germain entrou com vontade de o conseguir, adiantando-se aos 15 minutos por Ibrahimovic.

Em dia de inspiração das grandes estrelas do plantel - e também de grandes golos - o "Barça" deu a volta e chegou aos 3-1, com golos de Messi, que igualou Raul como melhor marcador das taças europeias, com 76 golos, Neymar e Luis Suarez.

Lionel Messi voltou também a distanciar-se de Cristiano Ronaldo no comando dos melhores marcadores de sempre na prova (desde 1992/93), ao chegar ao histórico patamar de 75 tentos.

Com naturalidade, o Ajax garantiu a Liga Europa, com uma goleada por 4-0 ao APOEL Nicósia.

O "Barça" chega aos 15 pontos e ganha o grupo, seguido dos gauleses, com 13. O Ajax termina com cinco pontos e o Apoel apenas um.

A Alemanha apura as suas quatro equipas para os oitavos de final e é a nação dominante na fase eliminação direta, seguida de muito perto pela Espanha e pela Inglaterra, com três cada.

Atlético de Madrid, Real Madrid, FC Barcelona, Bayer Leverkusen, Borussia Dortmund, Bayern, Schalke 04, Manchester City, Arsenal, Chelsea, Paris Saint-Germain, Mónaco, FC Porto, Shakhtar Donetsk, Basileia e Juventus são as 16 equipas apuradas.

Sporting, AS Roma, Ajax, Athletic Bilbau, Olympiacos, Liverpool, Zenit e Anderlecht são as oito equipas que transitam para a Liga Europa.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?