loading

Mundial-2014: Tristeza e desilusão em Lisboa na despedida de Portugal

Tristeza e desilusão eram os sentimentos dominantes de milhares de pessoas que se juntaram hoje no Parque Eduardo VII, em Lisboa, para assistir ao jogo de despedida de Portugal do Mundial2014 de futebol, no Brasil.

Mundial-2014: Tristeza e desilusão em Lisboa na despedida de Portugal

A seleção portuguesa de futebol venceu o Gana por 2-1, em Brasília, na terceira jornada do Grupo G do Mundial2014, mas falhou o apuramento para os oitavos de final, conquistado por Alemanha e Estados Unidos.

Ainda que a tarefa de Portugal fosse bastante complicada, reinava no início do jogo alguma esperança no apuramento da seleção portuguesa.

Munidos de cachecóis com as “cores lusas”, e com os olhos pregados ao ecrã, os adeptos assistiram a uma entrada forte da equipa portuguesa, com Cristiano Ronaldo em evidência.

Aos 31 minutos, o autogolo de Boye, provocou a primeira explosão de alegria, com muitos cachecóis e bandeiras no ar.

Ainda que o resultado fosse insuficiente alimentava a esperança de Portugal de se apurar, necessitando, contudo, que a Alemanha ganhasse aos Estados Unidos.

Ao intervalo, com a vantagem de Portugal, notava-se alguma ansiedade e esperança estampada no rosto dos adeptos, talvez porque no outro jogo do grupo ainda se registava um empate a zeros.

Na segunda parte a seleção portuguesa não entrou tão pressionante e dispôs de menos oportunidades para atirar à baliza do Gana, perante o desespero dos adeptos que sentiam a pressão do relógio.

A meio do segundo tempo, um golo da Alemanha ainda acalentou mais as esperanças dos adeptos portugueses, mas apenas por breves minutos, já que numa incursão à área portuguesa o Gana conseguiu empatar o jogo, perante o olhar incrédulo dos presentes.

Aos 80 minutos, Cristiano Ronaldo ainda marcou um golo que daria a vitória no jogo à seleção portuguesa, mas que não foi suficiente para o apuramento da equipa lusa.

No final da partida, já com a eliminação confirmada, o ambiente era de tristeza e também de muitas críticas à prestação portuguesa no mundial do Brasil.

“Nem sei se esta vitória a gente merecia. A equipa jogou a passo e fez uma exibição desgarrada. A vitória é um mal menor”, afirmou à agência Lusa Fernando Gomes.

Já Isabel de Ávila destacou a boa entrada no jogo de Portugal, mas lamentou que na segunda parte a equipa se tenha “perdido”.

Por seu turno, João Pedro considerou que Portugal até fez um bom jogo, mas lamentou que Cristiano Ronaldo não estivesse ao seu melhor nível.

“Com Ronaldo a 100 por cento tínhamos dado a volta a isto. Se temos jogado assim com os Estados Unidos tínhamos passado aos oitavos”, considerou.

Portugal procurou hoje qualificar-se para os oitavos de final do Mundial2014 de futebol, mas para o conseguir precisava de um autêntico "milagre", necessitando de golear o Gana e esperar que Alemanha e Estados Unidos não empatassem, além de ter de anular uma desvantagem de cinco golos para os Estados Unidos ou de oito para a Alemanha.

Depois da goleada sofrida na primeira ronda com a Alemanha (4-0) e do empate com os Estados Unidos (2-2), Portugal chegou à derradeira ronda na última posição do Grupo G, com apenas um ponto, em igualdade com os africanos e com menos três pontos do que os dois líderes.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?