loading

Síntese: Portugal sem a goleada necessária no dia da passagem da Argélia

As contas para os oitavos de final do Mundial2014 estão feitas e Portugal não entra nelas, depois de uma vitória curta sobre o Gana (2-1), a desaproveitar a ajuda dada pela Alemanha, que impôs a derrota aos Estados Unidos (1-0).

Síntese: Portugal sem a goleada necessária no dia da passagem da Argélia

De fora da ronda dos 16 melhores deste Mundial de futebol a decorrer no Brasil fica igualmente a Rússia, sem capacidade para desfeitear a Argélia - os "fennecs" começaram a perder mas acabaram por chegar ao empate, com um golo do sportinguista Slimani (1-1).

A Bélgica ganhou à Coreia do Sul (1-0), ganha o grupo H e naturalmente segue para os "oitavos", defrontado os EUA, a seleção que ocupa a vaga do grupo G que parecia destinada para Portugal. A Alemanha, que ganha o grupo G, cruza-se com a Argélia, no que é a primeira presença dos africanos do norte neste estádio da competição.

Depois de Espanha, Itália e Inglaterra, Rússia e sobretudo Portugal são dois europeus que se despedem do Brasil antes do que se esperava.

A goleada ante a Alemanha (0-4) não ajudou nada e quando Portugal precisava de ganhar empatou apenas com os EUA (2-2). Hoje, só a "ajuda alemã", que ganhou aos norte-americanos, apareceu mesmo, faltando a Portugal elevar a vitória sobre o Gana até ao nível da goleada por quatro de diferença.

Cristiano Ronaldo esteve mais perto do seu valor e marcou o golo da vitória, aos 80 minutos. Antes, John Boyle, aos 31 minutos, na própria baliza, levara o jogo para intervalo com vantagem tangencial lusa e Asamoah Gyan restabelecera a igualdade, aos 57.

O Gana também procurava a qualificação neste jogo de Brasília, o que teria conseguido em caso de vitória sobre Portugal, face ao resultado do jogo de Recife.

O empate entre Alemanha e EUA até favorecia os dois conjuntos e especulava-se com o possível "entendimento" entre os germânicos e o seu compatriota Jurgen Klinsmann, treinador dos americanos.

Jogou-se com pouco empenho, é certo, mas não foi por causa disso que portugueses ou ganeses ficaram pelo caminho, já que os germânicos ganharam, com mais um golo de Thomas Muller (55 minutos) - o seu quarto no torneio, igualando Neymar e Messi.

A Alemanha ganha o grupo G, com sete pontos, seguida pelos Estados Unidos e Portugal, com quatro, e diferença de golos respetivamente de 4-4 e 4-7.

No Arena da Baixada, em Curitiba, Islam Slimani foi o "herói" do primeiro apuramento da Argélia, com um grande golo de cabeça, aos 60 minutos, a desfazer uma vantagem inicial da Rússia, resultado que apurava os europeus.

Alexander Kokorin adiantou os russos aos seis minutos mas depois não se concretizaram mais ocasiões e a Argélia, com Halliche, da Académica, de novo a central, acreditou sempre na recuperação e no apuramento histórico.

Em São Paulo, o defesa Jan Vertonghen apontou, aos 78 minutos, o tento que selou o triunfo (1-0) da Bélgica sobre a Coreia do Sul, mesmo com 10, devido ao vermelho direto mostrado ao portista Steven Defour, por agressão, aos 45.

A Bélgica fecha o grupo H com nove pontos, à frente da Argélia, com seis, e da Rússia e Coreia do Sul, com um apenas (melhor diferença de golos para os russos).

Com uma perda apenas (Equador), a América do Sul está com cinco equipas nos "oitavos" - Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai. O continente americano chega à "maioria" com a inclusão de três seleções do Centro e do Norte, como são a sensacional Costa Rica, o México e os Estados Unidos.

A Europa avança apenas com seis equipas para os "oitavos", ou seja Holanda, Grécia, França, Suíça, Alemanha e Bélgica, completando-se o grupo de 16 com as africanas Argélia e Nigéria.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?