loading

Ronaldo foi eleito jogador do século com 1,24% de vantagem sobre Eusébio

Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do século pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), distinção anunciada quarta-feira na Gala Quinas de Ouro, no Estoril, com pouco mais de um ponto percentual em relação a Eusébio.

Ronaldo foi eleito jogador do século com 1,24% de vantagem sobre Eusébio

Dois dias depois de receber a sua terceira Bola de Ouro, na Suíça, Cristiano Ronaldo, com 48,34 por cento, suplantou na votação o falecido Eusébio (47,1), que recebeu a distinção Quinas de Platina, e Luís Figo (4,56), galardoado com as Quinas de Honra, um prémio honorário.

As percentagens obtidas nas votações resultam de um critério de ponderação que inclui, em partes iguais de 25 por cento, a votação ‘online’ do público, da comunicação social, da direção da FPF e da Comissão Organizadora do Centenário.

A ‘proximidade’ entre Cristiano Ronaldo e Eusébio fica ainda patente na eleição do ‘onze’ do século em que, desta vez, foi o ‘pantera negra’ a levar a melhor sobre o jogador do Real Madrid, com 32,03% dos votos contra 31,26%, respetivamente.

Um dado a reter da votação é a esmagadora maioria com que o guarda-redes Vítor Baía foi eleito não só para o ‘onze’ do século como para o ‘onze’ contemporâneo, deixando à distância, em ambos os casos, a falecida glória do Benfica Manuel Bento.

No sentido inverso, e tendo em conta o esquema tático de 4x3x3 apresentado para a votação, ressalta o facto de Fábio Coentrão não integrar por uma ‘unha negra’ o ‘onze’ contemporâneo (1969-2014), ficando a menos de um ponto percentual de João Pinto.

O ‘eterno’ capitão portista João Pinto, por outro lado, falhou por pouco a entrada no ‘onze’ do século, ficando 1,12 pontos percentuais atrás de Germano (8,92%), quarto elemento mais votado.

José Augusto (12,42%) e José Águas (14,50%) também ficaram perto de integrar o ‘onze’ histórico (1922-1968), dada a curta margem que os separou de António Simões (13,91%) e Matateu (16,85%), respetivamente.

Se, por um lado, a margem para a escolha do jogador do século foi curta, entre Cristiano Ronaldo e Eusébio, já para a jogadora do século, futsal, masculino e feminino, e praia, as escolhas não deixaram margem para qualquer dúvida.

Carla Couto foi eleita a jogadora do século com 77,72 por cento dos votos, Ricardinho foi ‘esmagador’ no futsal (94,84%), Rita Martins no futsal feminino (63,29%) e Madjer quase consensual no futebol de praia (95,47%).

Na mesma cerimónia também foram galardoados, entre outros, José Mourinho (treinador) e Pedro Proença (melhor árbitro).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?